Alimentação

Gomásio: Saiba como fazer o condimento que substitui o sal em qualquer prato

Redação
publicado há 3 semanas
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Marta vive em Braga e tem dois filhos. No seu blogue Mãe Natureza partilha as mais deliciosas receitas e 100 por cento saudáveis. O site Crescer revela-lhe uma bem especial.

Sabia que o Gomásio é um condimento delicioso que funciona muito bem como substituto do sal, oferecendo um sabor requintado? Segundo a blogger, é um tempero remineralizante, pois tem um elevado teor em sais minerais e especialmente em cálcio.

LEIA TAMBÉM: Curcuma: 5 receitas e benefícios do ingrediente que emagrece e combate doenças

Ajuda também a regular o intestino, pois é muito rico em fibras e nutrientes com funções laxantes. É muito usado por grávidas para combater a azia e a má disposição.

É um complemento de proteínas. Quando combinado com cereais, aumenta o seu valor nutricional. É de fácil digestão, mas não convém exagerar, pois é muito rico em gorduras.

Tem ainda a propriedade de favorecer a circulação sanguínea. É ótimo para guarnecer inúmeros pratos, desde o arroz integral, às saladas, passando pelas sopas, massas ou qualquer outro prato. Há ainda a vantagem de todo o processo de preparação ser muito divertido e bom para fazer com as crianças. É super tranquilizante e deixa um cheirinho na casa super apetecível.

LEIA AINDA: 3 receitas saborosas para prevenir o cancro

Receita

Material necessário:

É necessário ter um suribashi, que é uma taça de porcelana, idêntica a um almofariz, mas que tem umas ranhuras que facilitam a moagem e ter um pilão de madeira.

Ingredientes:

  • Entre 14 a 20 colheres de sopa de sementes de sésamo (dependo se queremos mais ou menos salgado. Usualmente faço com 18 colheres);
  • 1 colher de sopa de sal marinho integral

Preparação:

  • Colocar as sementes num coador de rede e lavá-las com água fria.
  • Usar uma panela ou frigideira em inox. Colocar em lume brando e deitar o sal para que este desidrate. Basta 1 ou 2 minutos até que sal fique com uma cor esbranquiçada e mais opaca.
  • Passar o sal para o suribashi e moer com o auxilio do pilão.
  • Pôr as sementes já escorridas na mesma panela ou frigideira e deixar tostar ligeiramente, tendo atenção para não as queimar. Ir mexendo sempre até que elas comecem a estalar e saltar.
  • Verter as sementes para um recipiente de vidro e ir mexendo para que estas arrefeçam e libertem toda a humidade, de forma a poderem ser armazenadas sem se estragarem.
  • Quando arrefecidas, passá-las para o suribashi, onde está o sal e moer até que cerca de 60 a 70 por cento das sementes estejam moídas. (Usufruir deste momento que é fantástico).
  • Pode ser consumido logo e também armazenado num frasco de vidro fechado. Dura vários meses.

 

Esta e outras receitas no blogue Mãe Natureza

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda