Alimentação

5 receitas para celebrar a Páscoa de forma original

Redação
publicado há 1 mês
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Na época da Páscoa é impossível fugir dos doces, dos ovos de chocolate, das amêndoas e de muitas outras delícias. Mas a mesa pode ficar bem mais original com as sugestões do site Cozinhar Sem Stress.

Ovos de chocolate com mousse de morango

Ingredientes:

150 g de Morangos
4 folhas de gelatina
70 g de açúcar
2 dl de natas
4 ovos de chocolate grandes
chocolate para culinária picado q.b.

Preparação:

Lave os morangos, reserve 4 para a decoração e corte os restantes em pedacinhos. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Junte o açúcar com os pedacinhos de morangos e uns pingos de água. Leve-os ao lume e deixe-os cozinhar até se desfazerem. Retire e adicione as folhas de gelatina escorridas, mexendo até se dissolverem.

À parte, bata as natas e envolva-as no preparado de morango já frio. Coloque numa taça e leve ao frigorífico até ficar sólido. Abra cuidadosamente os ovos de chocolate grandes ao meio. Preencha-os com a mousse de morango e decore com os morangos reservados, cortados em metades. Por fim, decore-os em volta com chocolate para culinária picado e sirva-os frescos.

 

Bolachas-coelho

Ingredientes:

MASSA

150 g de açúcar em pó
60 g de Manteiga
3 gemas
3 c. (de sopa) de leite
1 c. (de sobremesa) de açúcar baunilhado
250 g de farinha sem fermento
manteiga e farinha para o tabuleiro

GLACE

200 g de açúcar em pó
1 clara

DECORAÇÃO

50 g de chocolate em tablete
corante azul q.b.
corante vermelho q.b.

Preparação:

Amasse o açúcar com a manteiga. Adicione as gemas e continue a amassar. Junte o leite e o açúcar baunilhado e amasse mais.

Acrescente a farinha, pouco a pouco, e envolva-a bem na massa. Deixe em repouso no frigorífico, durante 20 minutos.

Ligue o forno a 180° C. Estenda a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha, até obter uma espessura fina. Com um cortante, ou um molde de cartolina, corte a massa em forma de coelhinhos.

Unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe-o com farinha. Sobre ele disponha os coelhos e leve-os ao forno, durante 12 minutos.

Retire-os do tabuleiro depois de mornos e deixe arrefecer.

Glace: Misture o açúcar em pó com a clara e mexa bem, um creme branco e brilhante. Retire duas colheres, de sopa, de glace para uma tigela, e outras duas para uma outra tigela. Reserve a restante glace tapada com um pano húmido. A uma tigela de glace, junte corante azul, à outra, junte corante vermelho, até obter os tons desejados. Coloque a glace branca num cartucho de papel vegetal e cubra com ela a superfície de metade das bolachas. Deixe secar.

Derreta o chocolate em banho-maria e verta-o para um cartucho de papel vegetal. Desenhe as caras da totalidade dos coelhos com o chocolate e as glaces coloridas, colocadas em cartuchos iguais. Deixe secar e sirva.

 

Amêndoas escondidas

Ingredientes:

200 g de chocolate de culinária (tablete)
1 c. (de sopa) de Manteiga
1 lata de leite condensado cozido
200 g de amêndoas inteiras e torradas sem pele
cacau em pó q.b.
açúcar em pó q.b.

Preparação:

Parta o chocolate em pedaços e derreta-os em banho-maria juntamente com a manteiga. Retire do lume, junte o leite condensado cozido e mexa bem, até estar tudo bem ligado.

Coloque o preparado num prato untado com óleo e leve ao frigorífico, até endurecer. Retire um pedaço desta pasta, já sólida, e introduza uma amêndoa, no mesmo. Enrole nas mãos, obtendo o formato de uma amêndoa.

Repita a operação até finalizar a pasta e as amêndoas. Leve novamente ao frigorífico, para endurecer um pouco. Retire e polvilhe metade das amêndoas com cacau e as restantes com açúcar em pó.

 

Bolinhos em casca de ovo

Ingredientes:

3 ovos
125 g de açúcar
80 g de Manteiga derretida
120 g de farinha com fermento
1/2 limão (raspas)
miolo de pão ou pasta de açúcar q.b.
sal q.b.

Preparação:

Faça um furinho em cada extremidade dos ovos, retire o conteúdo e reserve a casca. Bata os ovos retirados com o açúcar, junte a manteiga derretida, a farinha com fermento e raspas da casca do limão. Misture tudo muito bem.

Tape um dos orifícios de cada ovo com um pouco de miolo de pão, amassado, ou pasta de açúcar. Com o auxílio de uma seringa, preencha cada casca com o preparado anterior.

Coloque os ovos direitos num recipiente com sal. Leve ao forno a 180º C por 25 minutos. Retire e deixe arrefecer, eliminando a casca com cuidado.

 

Ovo de chocolate recheado

Ingredientes:

250 g de chocolate em tablete
chocolate em pó para polvilhar
rebuçados diversos para rechear

Preparação:

Parta o chocolate em pedaços. Leve-o a derreter ao lume, em banho-maria, mexendo de vez em quando. Retire do lume, mantendo em banho-maria, e deixe arrefecer um pouco. Encha de chocolate duas formas de tamanho médio, em forma de meio ovo.

Retire o excedente, para que só reste chocolate nas paredes das formas. Deixe secar. Repita a operação, para reforçar as paredes do ovo. Desta vez, leve as metades ao frigorífico, com as aberturas viradas para baixo, até que o chocolate seque.

Desenforme as duas metades do ovo e pincele cuidadosamente o exterior com o restante chocolate derretido. Polvilhe com chocolate em pó e leve ao frigorífico, a solidificar e secar. Sirva recheado com rebuçados. Pode unir as metades, colando-as com um pouco de chocolate derretido.

 

Se quiser mais sugestões visite o site Cozinhar Sem Stress.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda