Alimentação

7 benefícios do mel que a maioria das pessoas desconhece

Filipa Rosa
publicado há 1 mês
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

São muitas as pessoas que utilizam o mel apenas como adoçante natural, mas são muitos os benefícios deste alimento para a sua saúde.

O mel tem a capacidade de fortalecer o sistema imunológico, melhorar a capacidade digestiva e até aliviar a prisão de ventre. Além disso, o mel é considerado antissético, antioxidante, antirreumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante.

Mas não abuse! O mel pode engordar, porque é doce, e tem quase as mesmas calorias do açúcar branco. Uma colher de sopa de açúcar tem cerca de 60 calorias e a mesma medida de mel apresenta 55 calorias.

LEIA TAMBÉM: Sabia que dar mel a um bebé até aos 12 meses pode ser FATAL?

Apesar disso, ele é o único alimento naturalmente doce que contém proteínas e sais minerais, que são importantes para a saúde, trazendo os seguintes benefícios:

  • Combater a prisão de ventre e regular o intestino;
  • Combater a má digestão e úlceras gástricas, porque tem enzimas que facilitam a digestão;
  • Aliviar bronquites, problemas de asma e dores de garganta, pelas suas características antibióticas e antisséticas;
  • Mel com própolis: alivia sintomas de faringite, amigdalite, gripe e constipação. O própolis funciona como antibacteriano, antifúngico, antiviral, estimulador do sistema imunológico, cicatrizante e regenerador de tecidos;
  • Mel com canela: combate a má digestão, que pode ocorrer após uma refeição rica em gorduras. Uma boa dica é fazer um chá e adicionar um colher de chá de mel com canela para facilitar a digestão.
  • Mel com limão: previne o aparecimento de gripes e constipações, pois o limão tem vitamina C que fortalece o sistema imunológico. O mel deve ser consumido em pequenas quantidades e deve ser evitado em casos de diabetes. Conheça também o xarope de agave, um tipo de mel natural que engorda menos que o açúcar.
  • Sabia que o mel tem também muitos benefícios para a sua pele? Torna-a mais macia, uniforme e sem manchas. Damos-lhe quatro receitas para fazer máscaras de beleza aqui.

LEIA AINDA: 10 alimentos que ajudam a acalmar as crianças e a adormecer melhor

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda