Bebés/Crianças

Casa segura: Dicas para prevenir os acidentes infantis

Virginia Esteves
publicado há 5 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A chegada de um bebé implica sempre uma atenção redobrada aos possíveis riscos existentes. Assim, é fundamental criar rotinas para prevenir os acidentes, pois está provado que mais de 70% deles são perfeitamente evitáveis.

Conheça algumas dicas para promover um ambiente mais seguro em casa para o seu filhote.

Quedas

Sempre que colocar o seu filho na cadeirinha ou espreguiçadeira, deve automaticamente apertar os cintos e ajustá-los sem deixar folga. Deve também colocá-lo no chão, evitando os locais altos.
Sempre que o deitar em alguma superfície elevada, é absolutamente proibido deixá-lo sozinho, nem que seja “apenas por um segundo”, pois pode ser o suficiente para o bebé cair. Isto é válido para todas as idades, mesmo antes de ele aprender a rebolar.
Antes de mudar a fralda ou dar banho, tenha tudo o que precisa à mão para evitar ter que se deslocar durante o processo. Se mesmo assim necessitar de ir buscar alguma coisa, leve o seu filho ao colo ou coloque-o deitado no chão.
Apenas adultos podem pegar em bebés, portanto não deixe que outras crianças peguem no seu filhote ao colo, mesmo que pareçam muito “ajuizadas”.

Asfixia

Os bebés devem dormir de costas, salvo contraindicação médica. Quando o deitar, deve elevar ligeiramente a cabeceira da cama (até 30º) e encostar os pés dele ao fundo da cama, para evitar que escorregue. Utilize cobertores leves e coloque-os até à altura das axilas, sem cobrir a cabeça e prendendo-os bem de lado. Dentro da cama não deve colocar nenhum objeto, tal como almofadas, brinquedos, fraldas, etc.
A cama deve ser estável e sólida. As grades devem ter, no mínimo, 60 cm de altura e não devem ter um espaço superior a 6 cm entre elas (escolha um modelo que cumpra as normas europeias). O colchão deve ser firme e bem adaptado ao tamanho da cama, para não ter folgas. Se colocar uma proteção almofadada por dentro da cama, deve prendê-la bem às grades, de forma a não cair sobre o bebé nem permitir que ele coloque a cabeça por baixo. Se a grade for de “subir e descer”, verifique sempre se o travão ficou bem preso.
Se usar uma alcofa, escolha preferencialmente uma com estrutura rígida e coloque-a no suporte próprio ou no chão. No entanto, sempre que possível deve escolher uma cama em vez da alcofa.

Queimaduras

O primeiro conselho é manter sempre os líquidos quentes (sopa, café, chá, …) afastados do bebé (nunca beba nada quente com o seu filho ao colo!).
Ao preparar o banho, deve começar sempre por ligar a água fria e só depois temperar com a quente. Antes de começar a dar banho confirme a temperatura da água com o cotovelo ou com um termómetro.
Quando der um biberão ao seu bebé, confirme sempre a temperatura do leite entornando uma gota nas costas da mão. Se tiver sensação de queimadura, arrefeça o leite antes de o dar ao seu bebé.

Transporte no automóvel

O único local onde pode transportar o seu filho no automóvel é na cadeirinha (“ovo”). Não deve levá-lo em alcofas (salvo situações particulares de doença), ao colo ou de outra forma qualquer. A cadeirinha deve ser sempre voltada para trás e instalada de acordo com as instruções, de preferência no banco traseiro. Se a colocar no banco da frente, deve assegurar-se que o airbag está desligado, pois em caso contrário o risco de acidentes graves é altíssimo. Nunca tire o bebé da cadeira com o carro em andamento, mesmo que seja num local aparentemente seguro. Se ele estiver a chorar ou tiver fome, estacione primeiro o automóvel e só depois é que pode pegar nele.
Não se esqueça que mais vale prevenir do que remediar!

Agradecimentos: APSI (www.apsi.org.pt/pt/)

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda