Educação

Para os pais que enfrentam dificuldades financeiras: Como ensinar sobre dinheiro às crianças

Virginia Esteves
publicado há 1 mês
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Em tempos de desafios económicos, muitas famílias enfrentam dificuldades financeiras. Porém, é fundamental reconhecer que, mesmo antes da pandemia e da atual crise económica, algumas pessoas já tinham uma relação complexa com o dinheiro.

Essas dificuldades podem ter um impacto significativo nas crianças, pois as mesmas poderão sentir os efeitos das preocupações financeiras de várias maneiras, incluindo o stress e a ansiedade, transmitindo uma sensação de insegurança.

Cristina Judas, Especialista em Educação Financeira Infantil, acredita que esta é uma oportunidade de ouro para fortalecer os laços familiares e construir habilidades financeiras sólidas. Celebrando-se hoje o Dia Internacional da Educação, esta pode ser uma excelente data para pais e filhos conversarem sobre finanças. Aqui estão algumas dicas para ajudar os pais a guiarem essa conversa:

Seja proativo

Inicie uma conversa apropriada para a idade dos seus filhos sobre a situação financeira da família. Isso construirá confiança e dar-lhes-á mais clareza.

Reformule os pensamentos negativos

Ajude as crianças a mudar os pensamentos negativos através da reestruturação cognitiva, focando em soluções. Por exemplo, em vez de dizer “Nunca teremos dinheiro suficiente para comprar as coisas que queremos”, diga “Podemos fazer um plano para poupar e priorizar os nossos gastos para atingir os nossos objetivos financeiros.”

Pergunte aos seus filhos sobre o seu bem-estar emocional

O stress financeiro pode afetar as crianças, causando ansiedade e stress. Ouça sem julgamento e normalize todas as emoções, dizendo: “Está tudo bem sentires-te triste ou com medo.”

Explique o problema e o plano

Explique o problema de forma positiva e delineie um plano claro. Enfatize a importância do orçamento e dos gastos moderados, em vez de dizer “Não podemos permitir isto.”

Envolva as crianças

Envolver as crianças nas finanças da família dar-lhes-á uma sensação de controlo. Quando confrontadas com coisas fora do seu controlo, use distrações saudáveis, como brincadeiras ao ar livre ou explorem a natureza.

Forneça garantias

Garanta aos seus filhos que as suas necessidades básicas serão sempre atendidas, independentemente das circunstâncias financeiras, para aliviar a ansiedade e prevenir a insegurança.

Procure ajuda

Incentive os seus filhos a procurar apoio social de amigos, familiares, terapeutas ou conselheiros escolares para ajudá-los a lidar com o stress.

 

Para conhecer mais sobre Cristina Judas e a Hey! Mo?ney:

Cristina Judas
Engenheira|Gestora do Risco|Educadora Financeira Infantil

Site: www.heymoney.biz

Instagram; @heymoney.biz e @cristy.judy

Podcast e YouTube: Vamos falar monês

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda