Alimentação

Curcuma: 5 receitas e benefícios do ingrediente que emagrece e combate doenças

Redação
publicado há 3 semanas
0
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Sabia que a Índia tem uma das taxas mais reduzidas do mundo de cancro do cólon, da próstata e do pulmão, em comparação com os Estados Unidos, por exemplo, onde as taxas são 13 vezes mais elevadas?

Segundo alguns investigadores, a razão está na dieta indiana rica em caril em pó, sendo a curcuma o ingrediente principal. As especiarias são inúmeras! E os benefícios também.

O site Crescer reuniu alguns dos benefícios e recomenda-lhe experimentar cinco receitas deliciosas do site Cozinhar Sem Stress onde a curcuma é a estrela principal do prato.

Benefícios:

  • Este ingrediente indiano é muito utilizado por pessoas que querem emagrecer ou manter a linha, porque reduz as células gordas acumuladas.
  • É bastante rica em antioxidantes e fitoesteróis, que inibem a absorção de colesterol nocivo no aparelho digestivo, o que pode contribuir para a perda de peso.
  • Ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue aumentando a sensibilidade das células à insulina e à glicose, mantendo ao mesmo tempo a saciedade.
  • Chá de curcuma previne a flatulência e as dores de estômago.
  • Ajuda a fazer a digestão e a controlar o apetite.

Kebab de frango oriental

INGREDIENTES:
500 g de peito de frango
1 dente de alho grande
1 c. (de sobremesa) de azeite extra virgem
1/2 c. (de chá) de cominhos moídos
1/2 c. (de chá) de coentros moídos
1/2 c. (de chá) de curcuma moída
1 c. (de sobremesa) de salsa fresca
2 c. (de sobremesa) de sumo de limão
1 Cebola

PREPARAÇÃO:
Corte o peito de frango em cubinhos. Coloque-os numa travessa e reserve-os. Pique o dente de alho e misture-o com o azeite, os cominhos, os coentros, a curcuma e a salsa picada. Junte o sumo de limão e verta sobre os pedaços de frango. Tape a travessa com papel de alumínio e coloque a carne a marinar no frigorífico, por uma hora.
Corte a cebola em cubinhos. Escorra os pedaços de frango da marinada e coloque-os em pauzinhos de espetada alternados com a cebola. Grelhe numa grelha bem quente, quatro minutos de cada lado, e sirva.

Arroz de frango no forno

INGREDIENTES:
1 frango
1 Cebola
2 dentes de Alho
2 cenouras
1 chouriço
5 g de curcuma
300 g de arroz
4 c. (de sopa) de Queijo ralado
2 c. (de sopa) de salsa picada
sal q.b.
pimenta q.b.

PREPARAÇÃO:
Corte o frango em pedaços e coloque-os numa panela de pressão. Junte a cebola e os alhos descascados, as cenouras e o chouriço. Cubra os ingredientes com água e tempere com sal e pimenta; leve ao lume e deixe cozer durante 30 minutos. No fim deste tempo, coe a água da cozedura e reserve 7 dl da mesma. Desfie o frango para uma tigela e junte a cenoura cortada em meias-luas e o chouriço em rodelas.
Ligue o forno a 190º C. Leve o caldo reservado ao lume com a curcuma e o arroz e deixe cozer por 12 minutos. Decorrido o tempo, adicione o frango, a cenoura e o chouriço, reservando algumas rodelas. Envolva tudo muito bem e retifique os temperos. Transfira o arroz para um recipiente refratário e coloque as rodelas de chouriço reservadas por cima. Espalhe o queijo ralado à superfície e leve a meio do forno durante 15 minutos. Retire e sirva o arroz polvilhado com a salsa picada.

Peixe assado com caril

INGREDIENTES:
1 Cebola média
2 c. (de sopa) de Azeite
0,5 dl de vinagre branco
1/2 c. (de chá) de cardamomo
2 c. (de chá) de curcuma
2 c. (de chá) de chili em pó
1/2 c. (de chá) de cominhos
1/2 c. (de chá) de sal
2 dentes de Alho
80 g de tomate pelado
1 dl de água fria
700 g de filetes de peixe branco

PREPARAÇÃO:
Descasque, pique a cebola e refogue-a no azeite, até ficar translúcida; reserve-a. Coloque o vinagre e as especiarias num tacho com o sal, os alhos esmagados e o tomate. Verta a água e deixe cozinhar, em lume brando, durante 20 minutos.
Disponha os filetes de peixe num recipiente refractário; sobreponha -lhes a cebola e cubra tudo com o molho. Leve a meio do forno, a 170° C, durante 25 minutos. Retire e sirva de imediato.

Pãezinhos de curcuma com passas

INGREDIENTES:
40 g de passas
3 c. (de sopa) de licor de alfarroba
510 g de farinha tipo 65
25 g de fermento de padeiro
1,5 dl de leite
2 ovos
60 g de açúcar amarelo
50 g de Manteiga
1 e 1/2 c. (de sopa) de curcuma ralada
sal fino q.b.

PREPARAÇÃO:
Regue as passas com o licor de alfarroba e deixe macerar, por 1 hora. Coloque 150 g de farinha numa tigela. Dissolva o fermento no leite morno e adicione-os à farinha, assim como os ovos e amasse bem. De seguida, adicione o açúcar, a manteiga amolecida e a curcuma e amasse novamente. Acrescente agora a restante farinha (360 g) aos poucos de cada vez e o sal, amassando sempre. Por último envolva as passas e deixe levedar, até obter o dobro do volume inicial.
Ligue o forno a 180º C. Depois de lêveda, separe a massa em pequenos pedaços e molde-os com um formato a gosto. Disponha-os sobre um tabuleiro, deixando espaços entre si. Deixe levedar novamente, até dobrar de volume. Leve ao forno e deixe cozer, por aproximadamente 35 minutos. Decorrido o tempo, retire os pãezinhos do forno e enrole-os num pano de cozinha. Depois de frios recheie-os a gosto.

Tiramisu (vegan)

INGREDIENTES:
1 chávena (de chá) de leite de arroz (0,5 l )
4 c. (de sopa) de farinha de arroz
1 c. (de sopa) mal cheia de amido de milho
1 c. (de chá) de curcuma
1 ½ c. (de sopa) de manteiga vegetal (de coco)
½ chávena (de chá) de açúcar de coco
½ limão (raspas da casca)
300 g de natas/creme de arroz para bater
250 g de bolachas vegan
1 chávena (de chá) de café
cacau em pó q.b.

PREPARAÇÃO:
Num recipiente, junte a chávena de leite, a farinha, o amido de milho e a curcuma. Misture tudo muito bem até ficar um líquido homogéneo e sem grumos.
Numa panela, deite o restante leite e junte-lhe a manteiga. Leve a lume baixo e assim que levantar fervura, acrescente metade do açúcar de coco e as raspas de limão.
Assim que voltar a ferver, junte-lhe a mistura de amido de milho e mexa, durante cerca de dois minutos, sempre com o lume baixo. Retire do lume e deixe arrefecer.
Bata as natas vegetais e assim que ganharem volume, junte-lhes o restante açúcar e envolva. Vá juntando as natas batidas ao creme já frio com movimentos suaves, de baixo para cima.
Molhe as bolachas no café, uma a uma e rapidamente para não ficarem moles. Disponha-as na base de um pirex (ou tacinhas individuais) onde que vai servir o tiramisu.
Uma vez feita a «cama» de bolachas, verta suavemente o creme por cima. Leve ao frigorífico por cerca de 2 horas e sirva bem fresco. Na hora de servir, polvilhe com cacau em pó, através de uma peneira.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top