Alimentação

Dieta: As 10 frutas ideais que ajudam a perder peso

Redação
publicado há 5 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Não é segredo para ninguém que para perder peso é fundamental ter uma vida ativa e uma alimentação controlada e equilibrada. A fruta é uma grande aliada da dieta e pode ajudar a perder peso mais facilmente.

A Clinic Medical Choice, uma organização médica gratuita que apoia as mulheres, escolheu 10 variedades de fruta que devemos incluir na nossa alimentação para perder com mais facilidade aqueles quilinhos a mais.

Conheça quais são as 10 frutas que ajudam a perder peso:

1. Melancia

A melancia é uma fruta antioxidante e também um dos alimentos que contém mais água, o que é ótimo para quem não tem por hábito beber muita água. Além disso, e exatamente por ser maioritariamente composta por água, é uma fruta com poucas calorias. Pode comer grandes quantidades de melancia sem ter medo de engordar. É uma ótima fruta para combater a desidratação e para evitar problemas intestinais, como a prisão de ventre.

2. Limão

O limão é rico em vitamina C, a vitamina que mais estimula a perda de peso quando as pessoas se exercitam. Um copo de água com umas gotas de limão é um ótimo detox natural e é recomendável beber ao acordar, em jejum, meia hora antes de tomar o pequeno-almoço. No entanto, é importante referir que o limão é bastante ácido e que não se deve ingerir em demasia.

LEIA TAMBÉM: Dieta da Fertilidade: Saiba quais são os melhores alimentos para engravidar

3. Toranja

A toranja, tal como o limão, é rica em Vitamina C e por isso é um ótimo acelerador natural do metabolismo. Além disso, ajuda a controlar os níveis de açúcar. É importante controlar o consumo de citrinos. Apesar de serem ricos em vitamina C, que é indispensável para o nosso organismo, são muito ácidos e podem fazer mal ao estômago.

4. Morango

Tal como a melancia, o morango é composto maioritariamente por água e, por isso, é uma fruta que se pode comer com mais regularidade e em maiores quantidades. O morango é a fruta perfeita para adicionar ao iogurte porque é doce e é um ótimo substituto do açúcar. Este fruto vermelho também é antioxidante e diurético, o que ajuda a combater a retenção de líquidos.

5. Maçã

A maçã é, sem dúvida, a fruta de eleição de qualquer dieta. Possui muita fibra, o que ajuda a digestão e previne a prisão de ventre.  Além disso, a maçã é também rica em água e numa substância que ajuda a controlar o colesterol, a pectina. É recomendável comer maçã com casca, que é a principal fonte de fibra e vitaminas da fruta.

LEIA AINDA: Chega de desculpas! Dicas para fazer exercício físico com um bebé (VÍDEO)

6. Pêra

A Pêra, tal como a maçã, é rica em água e pectina. É um ótimo detox natural e tem um baixo teor calórico. É uma das frutas com maior poder de saciedade. Também se deve comer pêra com casca, exatamente pelas mesmas razões da maçã.

7. Uva

A uva é uma fruta rica em potássio, o que ajuda a controlar a pressão arterial, a evitar problemas musculares e tem um efeito diurético. É uma fruta com alto teor em fibra, o que contribui para o bom funcionamento do trânsito intestinal, e é uma fruta que sacia por muito tempo. Mas é importante distinguir a uva da uva passa: por norma, a uva passa contém conservantes ricos em açúcar. Apesar de não fazer mal incluir frutos secos na dieta, deve ser de forma controlada, porque têm muitos óleos e açúcares.

8. Mamão

O mamão é uma fruta exótica que contém papaína, uma enzima que ajuda na digestão das proteínas. A par da manga e da papaia, o mamão acelera o metabolismo e ajuda a queimar as gordurinhas localizadas, o que é perfeito para quem quer perder peso. O mamão é um ótimo remédio contra o apetite. É rico em potássio e ácido fólico, bem como em vitaminas A, C, E e K.

9. Kiwi

O kiwi é rico em potássio e é uma das frutas mais completas a nível nutricional. É rico em vitaminas A, C e E, contém uma grande quantidade de fibras e acelera o metabolismo. É uma fruta pouco calórica e pode ser consumida com regularidade.

10. Abacaxi

O abacaxi é uma fruta rica em fibra, diurética e laxante, o que contribui para previnir a prisão de ventre e para controlar o trânsito intestinal. Contém carbo-hidratos de lenta absorção, o que dá a sensação de saciedade durante algum tempo. É rica em proteínas vegetais e vitaminas B e C. Apesar destes benefícios, é importante não ingerir em excesso. É uma fruta ácida, o que pode fazer mal ao estômago.

 

Estas foram as peças de fruta escolhidas, mas é importante referir que as restantes são também recomendáveis para uma dieta equilibrada, uma vez que a fruta, em geral, é pouco calórica. No entanto, devemos ter atenção às suas características e às quantidades que ingerimos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a ingestão deficiente de frutas é um dos principais fatores de risco para desenvolver problemas cardiovasculares e cancro no estômago e nos intestinos.

Além da fruta, é importante incluir na dieta muitos legumes e leguminosas, sementes e proteínas magras, como carne de aves e peixe.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda