Alimentação

A nutricionista Patrícia Rufino dá-lhe dicas de um menu saudável para as festas

Redação
publicado há 4 meses
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Com o Natal e o Ano Novo a chegar é recomendável escolher um menu adequado para presentear família e amigos, de maneira a que todos possam disfrutar sem cometer excessos.

Patrícia Rufino, Nutricionista-coach da PronoKal Group, afirma que «muitas vezes ganhamos peso nesta época do ano e depois, é muito difícil livrarmo-nos desses quilos a mais» e que por isso «é importante comprometermo-nos com um objetivo – não engordar nem um quilo – e evitar a ideia de que mais tarde faremos uma dieta para compensar os excessos, porque na maior parte das vezes isso não acontece.» 

A especialista elaborou um menu especial festas para a época que se avizinha. A família, os amigos e a sua saúde agradecem.

Pontos a ter em conta:

 

1 – Decida não engordar. Este é o ponto básico, porque se tomar essa decisão com firmeza, tudo será mais simples;

2 – Mantenha-se sempre hidratado. Vai ajuda a controlar melhor o apetite e assim evita o congestionamento digestivo, comum desta época por alterar a sua alimentação habitual;

3 – O prato deve ser servido em pequenas quantidades, e antes de repetir, beba água, converse com a sua família, distraia-se um pouco, e se o desejo de comer persistir, sirva-se novamente em pequenas quantidades;

4 – Não deixe de comer o que é recomendado com o pensamento de reserva até ao jantar. Muito pelo contrário, vai acabar por comer menos se fizer as cinco refeições ao dia. Comece o dia com um pequeno-almoço com proteínas. Ovo, fiambres sem gordura, muita fibra (aveia), cereais e pão integral, frutas com casca e sem açucares, bolos e compotas.

Conselhos para um menu de festividades, saudável e baixo em calorias

Partilhe o menu com a família e amigos, confie que vão agradecer, pois quem mais precisa é quem menos de cuida.

Comece com entradas ou aperitivos baixos em calorias:

 

* Opte por tostas pequenas integrais com recheio:

– Salmão fumado com endro
– Mexilhões de vinagrete
– Polvo à galega
– Bacalhau com tomate
– Mousse de pimento vermelho

Para segundo prato:

* Para o prato principal escolha alimentos com pouca gordura e calorias como frango, peru, coelho, peixe ou marisco.

– Peito de frango recheado
– Lombo de porco recheado com ameixas
– Rolo de carne recheado
– Bacalhau em molho verde
– Salmão grelhado
– Travessa de Marisco
– Coelho à provençal

* Como acompanhamento, saladas e vegetais cozidos. Nota: não use natas e molhos.

– Salada de rúcula, presunto e tomate seco
– Taça de frutos vermelhos com queijo cremoso
– Salada de canónigos com pera e azeitonas pretas
– Endívias com guacamole
– Espetadas de vegetais cozidos
– Torre (timbal) de vegetais assados
– Cuscuz de couve-flor e brócolos

Sobremesas:

* Para finalizar, use e abuse da fruta. Apesar de rico em frutose, o açúcar que ocorre naturalmente na fruta, este alimento é um hidrato de carbono simples que é usado como substrato energético pelo organismo.

– Bavaroise de framboesa
– Taça de frutos vermelhos com queijo cremoso
– Mousse de iogurte com chocolate preto
– Gelado de queijo fresco com puré de maçã e canela
– Sopa fria de melão
– Espetada de frutas
– Smoothie de Manga

Bebidas:

Durante a refeição é importante que escolha bebidas como água, sumos ou refrigerantes sem açúcar – pode também beber um copo de vinho. Deixe o champanhe (só meio copo) para o final da noite.

Pós-festas:

Se cometer algum excesso nesta época festiva, é aconselhável que faça uma dieta depurativa durante alguns dias, para ajudar a reduzir a retenção de líquidos, a eliminar a acumulação de gases e sobretudo a expulsar as toxinas do organismo.

Nos dias seguintes às festas, comece com um pequeno-almoço rico em fibras, com proteínas e frutas. O almoço e jantar deverá ser à base de peixe ou carne de ave grelhados, acompanhados de vegetais cozinhados a vapor ou saladas. Entre as refeições, fruta ou iogurte.

Beba muitos líquidos durante o dia. Água ou infusões depurativas como chá verde, camomila, gengibre e limão ou hortelã.

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