Notícias

Matilde: Estado vai comparticipar medicamento “milagroso” que custa 2 milhões de euros

Redação
publicado há 1 mês
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Os pais da bebé Matilde confirmaram, na passada segunda-feira, dia 8 de julho, através das redes sociais, que o Estado irá comparticipar o fármaco Zolgensma, o único medicamento capaz de dar uma esperança de vida digna à criança diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal.

Medicamento de 2 milhões administrado em Portugal

Numa publicação no Facebook, os pais da bebé dão conta do estado de saúde da filha. «A Matilde já fica mais tempo sem o suporte respiratório e, de dia para dia, está a ficar melhor», referem.

Para além disso, o casal revela que brevemente o Zolgensma, o medicamento só disponível nos Estados Unidos da América e que custa 2 milhões de euros, vai ser administrado na menina, mas em Portugal.

Valor que não seja utilizado na filha será para outras crianças com a mesma doença

A família de Matilde avança que «todas as crianças com AME – Tipo I, e que estiverem clinicamente aptas, poderão ser abrangidas pelo Zolgensma e o pedido deste novo medicamento é comparticipado pelo Estado.»

Quanto ao dinheiro angariado com a ajuda dos portugueses, o casal garante que mantém o compromisso e todo o valor que não seja utilizado com a filha, será entregue a outras crianças portadoras da doença.

Começou o tratamento com Spinraza

É também de realçar que, os pais da menina, Carla e Miguel, deram a conhecer como foi a primeira sessão de tratamento com Spinraza, o tratamento disponível em Portugal, que tem como função atrasar o desenvolvimento da doença.

Em nome da menina, disseram que este tratamento foi realizado «através de punção lombar» e que Matilde se portou bem, apesar de ter chorado.

«Já comecei a fazer os exames para tomar o zolgensma», garante. «Obrigada a todos vocês que têm estado sempre ao nosso lado, que torcem e acreditam que tudo vai correr bem», finalizam.

 

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda