Recém-nascido

Acabou de ser mãe? Então selecione as visitas e evite que peguem no seu bebé

Redação
publicado há 2 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O nascimento de um bebé é um momento de grande alegria, no entanto, é necessário ter em atenção algumas medidas para proteger o recém-nascido.

As visitas em casa fazem parte da lista das regras de ouro da enfermeira Cátia Godinho, do projeto A Nossa Mãe é Enfermeira. O site Crescer deixa-lhe as suas dicas.

LEIA AINDA: «Parem de me criticar por pedir para desinfetarem as mãos antes de tocarem na minha bebé»

Nas primeiras três semanas evite receber demasiadas visitas. Tente restringir à família próxima, de preferência a quem possa dar-lhe uma ajuda com as tarefas de casa (preparar uma refeição, arrumar a cozinha, pôr roupa a lavar ou passar a ferro). Para além do facto de que as visitas são uma importante fonte de stress para o recém-nascido, nesta fase é importante que mãe-bebé-pai possam ter a tranquilidade que necessitam para aprenderem a conhecer-se e reconhecerem-se nos seus novos papéis.

Peça a quem quiser visitar o bebé que não o faça se estiver doente e, nos primeiros dois meses (até que o bebé seja vacinado, caso o pretenda fazer), evite o contacto com crianças não-vacinadas contra a tosse convulsa. Esta é uma doença grave e potencialmente fatal em bebés pequenos.

LEIA TAMBÉM: Regras das visitas a um recém-nascido

Mimos só de longe

À exceção da família chegada, evite que as visitas peguem no bebé. Andar de colo em colo de pessoas que não contactam com o bebé diariamente é um enorme factor de stress para ele. Não nos podemos esquecer que o cérebro dele neste momento está em modo de sobrevivência e ele não sabe se essas pessoas são cuidadores ou «predadores». Recuse educadamente que se pegue no bebé se ele estiver a dormir.

Estas são só algumas das regras de ouro que deverá ter em conta.

Leia as restantes aqui: 10 regras de ouro para proteger um recém-nascido

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda