Histórias Online

Método Montessori: «O meu filho dorme no chão… e dorme muito melhor!»

Histórias Online
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Afonso, filho de Sofia Carvalho do blogue Criar Comer Crescer, dorme no chão desde os sete meses e meio… muito melhor! Saiba o que é o Método Montessori.

 

Leia aqui o seu texto:

Tudo começou com o mau (para não dizer péssimo) dormir dele. Não se compreendia como uma criança tão pequena não dormia e passava a vida a acordar!

Sei o que algumas de vós vão pensar…

  • Há e tal mas existe o co-sleeping
  • Há e tal mas é normal
  • Há e tal porque tem que se deixar chorar
  • Há e tal porque o bebé tem maus hábitos e está mal habituado

Sabem o que vos digo? Tangas!

O que funciona para uma família não funciona para outra e por acaso uma das coisas que até gostava que funcionasse e não funcionou (nem funciona) para nós é o co-sleeping.

Todos os bebés são diferentes!

Existem aqueles que dormem uma noite inteira desde os dois ou três meses de idade e existem aqueles que passam meses e meses e nada acontece!

Depois… todas as famílias são diferentes e o que funcionou para nós pode não funcionar com mais ninguém! Mas isso tem muito pano para mangas e se quiserem depois conto a nossa história mais pormenorizadamente.

Confesso que não desistimos enquanto não melhoramos o sono dele e o nosso! E confesso também que experimentamos muita coisa mas nunca deixar chorar!

LEIA TAMBÉM: Filosofia Montessori: O método que apaixona cada vez mais os portugueses!

Chorar nunca! Sou completamente contra!

Ele dormia no berço desde os dois meses e meio, começamos a aperceber-nos que uma das coisas que o fazia despertar era mexer-se (mexia-se mesmo, mesmo muito) e bater nas grades de madeira e consecutivamente fazer barulho não ajudava na tranquilidade de um bom sono.

Comecei a procurar e descobri o método Montessori (que já conhecia antes, pois já utilizávamos algumas brincadeiras e materiais inspirados no método). Fiquei colada desde as primeiras imagens que vi!

Não vos vou explicar o que é com muitos pormenores, pois este artigo é perfeito para isso, leiam!

Antes de comprarmos a cama que temos (o beliche Kura da Ikea) comprámos um colchão de solteiro e colocamos no chão para perceber se realmente dormir no berço era um problema ou não e descobrimos que sim!

Não, ele não começou a dormir a noite toda! Mas melhorou o suficiente para ficarmos convencidos. Começou a dormir melhor e isso para nós é mais que suficiente!

Decidimos então comprar esta cama KURA do IKEA, que é uma cama tipo beliche sem o ser, mas que após alguma pesquisa e invenção se tornou em beliche!

O Afonso dorme na parte de baixo (chão, estrado e colchão) e o irmão vai dormir por cima quando vier de férias.

LEIA AINDA: Criar Comer Crescer: O blogue que ensina pais com filhos alérgicos à soja e ao leite

Uma das grandes vantagens, além de dormir melhor, claro está, é que ele se tornou mais autónomo e confiante, entra e sai da cama quando quer e não, não cai abaixo (apesar de ter ido parar ao chão em noites mais complicadas de reboliço, contam-se até hoje umas três vezes).

Já para precaver a queda, para o caso de rebolar e ir parar ao chão, colocámos em todo o quarto puzzles de borracha para que ele pudesse andar e rebolar sem magoar.

Para ajudar o conforto dele também coloquei duas almofadas em rolo. Uma comprida junto à parede e uma pequena, que no nosso caso são duas meias luas, junto à parte superior da cama, do lado de fora, em cima do colchão (como podem ver na foto abaixo) que serve de encosto e que ajuda na tomada de consciência que dali para a frente é chão.

Hoje em dia já dorme muito melhor (a partir dos 12 meses notou-se uma melhoria enorme), já nos dá umas noitinhas inteiras, só acordando para comer, e dá-nos o consolo de quando não quer dormir mais sai da cama e vai ter connosco.

É maravilhosamente engraçado o aparecer na sala ou na cozinha depois de ter acordado. Super bem disposto e alegre.

 

 

 

Texto: Sofia Carvalho do blogue Criar, Comer, Crescer

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda