Para muitos a filosofia Montessori é completamente desconhecida, mas para outros é, cada vez mais, um método de vida. Foi idealizada pela italiana Maria Montessori, a primeira médica em Itália, em 1896. Esta lutadora foi também pedagoga, matemática, ativista da paz, verdadeira feminista e candidata a um Prémio Nobel de Educação como criadora do Sistema Educativo Montessori, decorria o ano de 1949.
O ponto mais importante do método é, segundo o Lar Montessori, não tanto o seu material ou a sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.
Uma portuguesa que vive em França e adotou o método Montessori
Posto isto, esta filosofia é uma realidade cada vez mais implementada na nossa sociedade. Existem escolas que se regem por este método de ensino e mesmo em casa há quem decore o espaço segundo as ideologias Montessori.
Foi na pesquisa para este artigo que conhecemos Sylvia de Sousa Guarda. Mãe de três crianças, emigrante em França, psicóloga infantil há mais de 15 anos e formada em Pedagogia Montessori. «Esta pedagogia é muito mais do que um simples método de educação: é uma forma diferente de pensar, uma verdadeira filosofia de vida que nos permite acompanhar a criança no seu desenvolvimento e contribuir para que se torne um ser feliz e harmonioso. Resumidamente é um método que desenvolve na criança competências essenciais para que cresça feliz, desde a autonomia, a auto-regulação, a liberdade de escolha, a possibilidade de se movimentar livremente dentro do ambiente de aprendizagem, de descobrir a Natureza sempre que sente essa necessidade, de aprender essencialmente com as outras crianças, de respeitar e ser respeitada na sua individualidade», começa por nos explicar.
Sylvia conheceu este método em França, há cerca de três anos, quando procurava uma escola para o seu filho do meio, na altura com seis anos. «Tinha de ser uma escola diferente: uma escola que respeitasse a sua necessidade de se mexer enquanto trabalha, uma escola que respeitasse a sua mente sonhadora e o seu corpo irrequieto. A dois passos da nossa casa abriu uma escola Montessori. Não hesitámos e fomos conhecê-la. Apaixonámo-nos pelo espaço interior, pelo contacto com a Natureza, pelos materiais pedagógicos e toda a possibilidade de aprender manipulando-os, mas acima de tudo, apaixonámo-nos pelos princípios pedagógicos e pelas pessoas», conta.
Foi aí que se deu o ‘clique’ para um futuro dedicado a esta questão. «Começámos a adotar esse método em casa por essa altura. Imediatamente senti necessidade de me formar em pedagogia Montessori. Essencialmente para poder acompanhar as aprendizagens do meu filho na escola Montessori, porque era tudo muito novo para nós. Também porque tinha acabado de nascer o meu terceiro filho e percebi que seria maravilhoso também ele poder beneficiar desta pedagogia desde muito cedo. Pesquisei na Internet por escolas de formação em França e encontrei o organismo de formação de Sylvie D’Esclaibes, Apprendre Montessori. Inscrevi-me e poucas semanas depois começaram as idas regulares aos fins-de-semana a Bordeaux, a mais de 200 quilómetros de distância da cidade onde vivíamos. E assim começou toda esta aventura de descoberta de Montessori», explica.
«São as crianças de hoje que poderão, um dia, mudar o Mundo»
Desde que conheceu esta nova forma de ensinar, que Sylvia acreditou que a educação dos seus filhos seria diferente. Isto porque, segundo a psicóloga infantil, «as mais-valias de Montessori são imensas». «Acredito que é extremamente urgente introduzirmos mudanças na pedagogia, essencialmente por tudo o que vemos a acontecer no Mundo. São as crianças de hoje que poderão, um dia, mudar o Mundo. Maria Montessori defendia a Paz e criou uma pedagogia dirigida para o amor, o respeito e a paz. Desenvolveu o conceito de Educação Cósmica, que privilegia o desenvolvimento do respeito pela Natureza. Hoje em dia, um pouco por todo o Mundo, os pais escolhem a pedagogia Montessori para as suas crianças, no intuito de lhes proporcionar bem-estar e felicidade», explica.
E afinal de contas, como ficam as crianças criadas segundo esta filosofia? Sylvia é perentória na resposta: «Tornam-se crianças confiantes, autónomas, focadas, felizes nas suas aprendizagens. Penso que essas são enormes mais-valias desta escolha», garante.
Os pais também ganham com o método Montessori
«Os pais ganham essencialmente um novo olhar sobre as suas crianças», diz-nos. E a explicação para esta afirmação é simples: «Um olhar focalizado sobre o potencial único e irrepetível de cada uma delas, um respeito pela seu ritmo de aprendizagem, uma tomada de consciência da importância de lhes dar tempo para que possam absorver tudo à sua volta. As crianças aprendem observando. Nós, adultos, somos um modelo de comportamento para as nossas crianças e essa é uma enorme responsabilidade. Quando tomamos consciência disso, acredito que isso nos incentiva também a nós a sermos adultos mais conscienciosos. As crianças ganham em tempo para aprender ao seu ritmo. Por exemplo, ganham em tempo para observar as formigas, as joaninhas, e todos os pequenos objetos que se cruzam no seu caminho. Esse tempo ganha-se quando nos conseguimos desprender das metas curriculares e passamos a seguir as necessidades da criança. Isso resulta, não apenas para as crianças pequenas, mas também para as mais crescidas, também para os adolescentes!»
Ter a filosofia Montessori em casa
Se na escola o método de aprendizagem é diferente, em casa de Sylvia, o ambiente também foi adaptado a este método. «Foi também uma reorganização da nossa casa! Uma adaptação do ambiente aos princípios Montessori e isso não apenas nos quartos das crianças, mas em toda a casa. Porque eles também vivem em toda a casa, porque experimentam e aprendem em toda a casa. Em relação ao meu filho mais novo, que vive Montessori desde sempre, tem sido um colocar ao seu alcance tudo aquilo que ele necessita para desenvolver a tão preciosa autonomia: os utensílios de cozinha para ajudar na preparação das refeições; os objetos de higiene para lavar as mãos, a cara, os dentes… em perfeita autonomia; as suas roupas e os seus sapatos colocados à sua altura para poder vestir-se e calçar-se sozinho; a cama ao nível do chão para criar autonomia e serenidade também no sono; e a criação de todo um universo de materiais pedagógicos Montessori que lhe permitem adquirir conhecimento, que vá ao encontro das suas necessidades de aprendizagem, da sua curiosidade, da sua capacidade de observação, de concentração,… Em termos práticos é aquilo que gostamos de chamar ‘Montessoriar’ também a nossa casa», dá a conhecer.

E o orgulho que sente ao olhar para eles desde que vivem desta forma é enorme. «Enquanto mãe trazer Montessori para a educação dos meus filhos foi acima de tudo uma transformação interior! Foi uma conquista sobre o medo de os deixar fazer por si mesmo. Foi um espantar das minhas ideias pré-concebidas sobre aquilo que eles são e não são capazes de fazer. Foi a adoção de um olhar diferente sobre cada um deles, individualmente, sem comparações, sem expectativas», garante.
Workshops sobre Montessori em Portugal
Apesar de Sylvia viver em França, é uma das mais aficionadas formadoras de Montessori em Portugal. E essa oportunidade surgiu através de um desafio que foi lançado pela sua formadora francesa. «Sylvie é Educadora Montessori em França há mais de 30 anos e uma das principais impulsionadoras do movimento Montessori. É uma pessoa apaixonada pelas crianças, por Montessori, mas também por Portugal! O nosso encontro foi, acima de tudo, uma sintonia perfeita, porque temos o mesmo sonho de contribuir para tornar a pedagogia Montessori a todos: Pais, educadores, terapeutas… essencialmente para permitir que as crianças portuguesas possam beneficiar desta maravilhosa pedagogia (…) Montessori é um universo muito vasto e Portugal está a dar os primeiros passos nesse universo e isso é simplesmente fabuloso. São os conhecimentos deste universo que procuro transmitir também nos meus workshops. Vou ao encontro de uma necessidade que sinto nas pessoas que vou encontrando nesses momentos de formação, que é de saberem por onde começar! Transmito os princípios teóricos da pedagogia Montessori que são a base para se compreender muito bem a sua colocação em prática com as crianças, apresento os materiais Montessori para as diferentes idades e áreas de trabalho Montessori, a forma de os apresentar às crianças, a forma de organizar o ambiente, seja em casa, na creche, no jardim-de-infância, ou na escola. Tento, essencialmente, transmitir a importância desse novo olhar sobre as crianças, que é o primeiro passo para tudo aquilo que vem a seguir. As formações têm sido momentos únicos de aprendizagem também para mim. Tenho encontrado pessoas maravilhosas, que depois desses momentos vão também partilhando comigo as suas novas vivências. Este projeto Montessori tem sido também uma oportunidade para conhecer em Portugal pessoas apaixonadas pelas crianças, pela educação e por Montessori. As partilhas têm sido imensas e a inspiração surge sempre dos dois lados!»
E para os interessados, como podem saber onde fazer workshops na vertente Montessori? «Estamos com workshops agendados um pouco por todo o país! Os pedidos de parceria para a organização de formações e toda a adesão a esses momentos têm sido fantásticos e isso tem sido um impulso para continuar esse caminho. As datas das próximas formações estão a ser divulgadas essencialmente através da página de Facebook Mindful Montessori Portugal, que é o espaço virtual onde partilho também muito do nosso quotidiano Montessori. Podem também contactar-me através do endereço de email mindfulmontessoriportugal@gmail.com», finaliza.
