Notícias

Dia Nacional da Água: 12 dicas para poupar o nosso bem mais precioso

Redação
publicado há 5 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A 1 de outubro assinala-se o Dia Nacional da Água. Trata-se de mais um dia, para que todos possamos refletir e dar o nosso contributo em prol do uso eficiente da Água, um bem cada vez mais escasso, para o consumo humano. Mas quando o assunto é água e sustentabilidade de recursos, é fundamental ter presente dois princípios principais:

1. A água doce é um recurso finito, vulnerável, e cada vez mais escasso;

2. A água pode e deve ser reutilizada, após corretamente tratada nas ETAR, evitando-se maiores prejuízos ao ambiente, e posterior escassez ou inacessibilidade para muitos.

LEIA TAMBÉM: Poupança para famílias numerosas: 12 dicas úteis e essenciais

Veja-se, no entanto, que não é por falta de água no Planeta, uma vez que este é riquíssimo, também, nesta substância. Afinal a água está presente em cerca de 71 por cento da superfície da Terra, enquanto os restantes 29 por cento são compostos por continentes e ilhas.

Contudo, 96,5 de toda a água da Terra está nos oceanos i.e água salgada, enquanto que apenas 3,5 por cento são lagos de água doce e água congelada nas calotes polares. No entanto quase toda a água doce está sob a forma de gelo: 69 por cento. Além desta existe também uma quantidade muito elevada de água doce em forma líquida, sob a superfície da Terra. A água potável, é um recurso finito, que se dissemina em partes desiguais pela superfície terrestre.

Na Águas do Algarve, todos contribuem para que a água não falte nas casas. Siga estas dicas:

  • Ao final de um dia de trabalho, nada melhor do que um duche. Tenha um pingo de consciência e tome um duche rápido (cinco minutos), fechando a torneira enquanto se ensaboa.
  • Quando o calor aperta, as plantas necessitam de maior atenção e de mais água. Regue-as no início da manhã ou ao final do dia para evitar que a água se evapore muito depressa.
  • Se lavar a loiça à mão, não deixe a água a correr. Em vez disso, encha um dos lados do lava-loiça ou uma pequena bacia com água limpa para enxaguar a loiça.
  • Beber água é a melhor forma de manter os níveis adequados de hidratação. Quando for à praia, leve a água da torneira consigo numa garrafa reutilizável. Cuide de si e proteja o ambiente.
  • Roupas claras e roupas escuras: todos temos um pouco das duas. Opte por lavar as roupas mais escuras com água fria. Ao fazê-lo, estará não só a desperdiçar menos água, já que a lavagem a frio utiliza menos, como ajudará a manter as cores da roupa.
  • No Verão ainda há mais tendência para os homens cortarem a barba. Por isso encha metade do lavatório com água para fazer a barba e feche a torneira enquanto se barbeia. Por menor que seja o fluxo de água a sair da torneira, ao fim de alguns minutos a água desperdiçada será grande.
  • Se é daquelas pessoas que mesmo no Verão gosta de um banho morno ou quente lembre-se: enquanto a água vem fria no início do duche, guarde essa água num recipiente para mais tarde regar as plantas ou lavar o chão.
  • Seja Verão ou Inverno devemos manter os nossos dentes sempre bem escovados. Mas em vez de desperdiçar água nesses momentos, encha apenas um copo de água. Isto basta para a sua lavagem habitual.
  • Um sumo de frutas frescas ou um chá frio são sempre boas opções nos dias de mais calor. Mas não precisa de exagerar na água utilizada. Utilize apenas a necessária para os seus refrescos.
  • No Verão costumamos lavar o carro mais frequentemente. Não lave o carro com uma mangueira. Isto não só desperdiça água como deixa o carro mal lavado. Um balde de água, uma esponja e algum sabão são uma forma muito melhor de lavar o carro e poupar água. Ou então, lave numa estação automática.
  • Fruta e legumes: no Verão apetece ainda mais. Com a água que lavar as frutas e legumes pode ainda utilizar para regar as plantas mais tarde. Assim não desperdiça uma água que ainda está em perfeitas condições para regar as suas flores.
  • Verão é sinónimo de mar e piscina. Se é um dos sortudos que tem uma piscina no seu jardim, não se esqueça de cobri-la com uma proteção própria para evitar a evaporação da água. Além disso evita também a sujidade.

Artigo elaborado por: Teresa Fernandes, Águas do Algarve

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda