Família

Poupança para famílias numerosas: 12 dicas úteis e essenciais

Redação
publicado há 3 semanas
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Conheça várias dicas de poupança para famílias numerosas. Disciplina, contenção e poupança são as chaves para o sucesso do crescimento das economias deste tipo de agregado familiar – e, até mesmo, de qualquer outro.

Mas, o que é uma família numerosa? É considerada família numerosa aquela que contribui para que a média nacional seja superior a dois filhos por casal. Apenas as famílias com três ou mais filhos contribuem para a reposição da população.

Siga as dicas do site Ekonomista.

1. Inscreva-se na Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
Apesar de um agregado familiar numeroso ter de pagar cerca de 35 euros por ano à Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), é através desta instituição que pode ter acesso a vários protocolos com empresas e instituições que lhes dão alguns benefícios.

Saiba mais no site da APFN, que tem uma lista de descontos para as grandes famílias.

LEIA TAMBÉM: Pais de menina gastam 30% mais dinheiro do que se tivessem menino

2. Adira a cartões para famílias numerosas
Não existe apenas o Cartão de Associado da APFN, que basta apresentar em determinados locais para obter descontos. Pode aderir ainda a outros cartões, entre eles o Cartão Municipal Famílias Numerosas, por exemplo. Consulte o seu município para saber se o mesmo dispõe deste cartão.

3. Aproveite o Bilhete Família
Se tiver dois filhos, aproveite os Bilhetes Família existentes, que permitem que vá com os seus filhos ao Oceanário, a cinemas, a museus e a outros locais culturais, por exemplo, por um preço mais acessível. Esta é uma boa poupança para famílias numerosas mas, infelizmente, a maior parte dos Bilhetes-família só inclui 2 filhos.

4. Use aplicações que ajudam a poupar
São muitas as pessoas que, para controlarem melhor os seus gastos e as suas poupanças, usam softwares, ferramentas e aplicações que ajudam na organização das suas finanças.

Uma vez que a poupança para famílias numerosas pode ser dificultada pela má gestão de gastos feitos mensalmente, pois é difícil decorar todas as despesas realizadas com cada um dos filhos, o melhor é conhecer aqui as aplicações que irão ajudá-lo a colocar as suas contas em dia.

LEIA AINDA: Siga as dicas do Doutor Finanças para poupar no regresso às aulas

Meu Orçamento, Goodbudget, Money Care, MoneyWiz e Digit são algumas das apps criadas para acompanharem os gastos do utilizador dentro de uma enorme variedade de categorias.

5. Passe a roupa de irmão para irmão
Se tem dois ou mais filhos do mesmo sexo, por exemplo, não gaste mais dinheiro em roupa para bebé/criança e vá passando a mesma de irmão para irmão, a menos que esteja gasta ou estragada.

São muitas as pessoas que guardam a roupinha do irmão mais velho, ou até mesmo de filhos de amigos, para que mais tarde seja usada pelo irmão que está a caminho. Mas, se precisar de comprar alguma roupa, opte por adquirir umas em segunda mão, uma vez que são mais baratas.

6. Prepare marmitas para o trabalho e para a escola
Com um agregado familiar numeroso é muito dispendioso comer fora de casa. Por isso, tanto adultos como crianças devem levar comer para o trabalho e para a escola, respetivamente.

Se todos os seus filhos lhe pedirem dinheiro para comerem no bar da escola, esse gasto irá pesar muito no orçamento mensal. E não há nada como preparar alimentos em casa para as crianças, que assim também irão beneficiar de uma alimentação mais saudável.

7. Planeie as férias com antecedência
Mesmo que falte um bom tempo para as férias, se não planeá-las antecipadamente poderá já ser tarde para fazer marcações em conta. Se sabe aproximadamente quando vai estar de férias, organize o máximo possível com antecedência, especialmente o alojamento e o transporte, caso não vá no seu carro.

LEIA MAIS: Há coisas que devem ser os filhos a pagar. Fique a par de 18 exemplos

8. Prendas
Mais uma dica de poupança para famílias numerosas consiste em fazer o jogo do amigo secreto no Natal, em vez de todos darem um presente a cada elemento da família. Basta os nomes e cada pessoa só terá de oferecer uma prenda.

Os pais com muitos filhos vão, certamente, ficar agradados com esta ideia. Se fizer questão de dar prendas a todos, compre-as com antecedência, aproveitando épocas em saldos.

9. Opte pelas escolas públicas
Se decidir optar pelas escolas privadas em vez das públicas, a poupança para famílias numerosas tornar-se-á numa tarefa mais difícil. Outra dica é também escolher as escolas na área de residência, para que assim não tenha de gastar em transportes.

10. Fale sobre dinheiro com os seus filhos
Outro truque para a poupança para famílias numerosas resultar consiste em ensinar os seus filhos a economizar, além de explicar às crianças o valor das coisas. Esta aprendizagem é muito importante para que os pequenos dêem valor aos esforços dos pais e não estejam constantemente a pedinchar.

LEIA TAMBÉM: 4 dicas para evitar arruinar as finanças no Natal

11. Mesadas
Se conseguir, dê uma mesada aos seus filhos, o que pode ser uma excelente forma de os ensinar a gerir o seu dinheiro. Isto terá impacto essencialmente quando eles crescerem, porque vão habituar-se a gerir o dinheiro que receberem de forma a que chegue para tudo o que precisam.

No entanto, é importante que não lhes dê demasiado dinheiro e que não lhes dê extras se eles gastarem a mesada antes de receberem a seguinte.

12. Coloque o dinheiro economizado numa conta poupança
Depois de poupar muito dinheiro com todas estas dicas, junte o dinheiro que conseguiu economizar e coloque-o numa conta poupança. Ter algum dinheiro de parte é sempre importante pois nunca se sabe quando ocorrerá um imprevisto. Mas também pode haver poupanças com objetivos concretos, como as férias.

Conheça a lista completa das 30 dicas do site Ekonomista clicando aqui.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda