Histórias Inspiradoras

Histórias Inspiradoras: Marca portuguesa eterniza ecografias de bebé através de bordados

Filipa Rosa
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

No mundo da maternidade não faltam criatividade e imaginação para confecionar artigos de bebé e decoração. São muitas as páginas de Facebook e Instagram com produtos que derretem qualquer mamã. O site Crescer apresenta-lhe uma marca que consegue marcar a diferença pela sua originalidade.

A Miss Needle foi criada em 2014 por Elsa Gomes, de 34 anos, mãe de Vasco, de quatro, e prestes a receber o pequeno Duarte. A paixão pelas artes manuais é antiga, mas nunca abdicou da arquitetura para lançar um negócio. «Sempre fui uma pessoa de manualidades. Pintura, artesanato, cerâmica foram várias das coisas que cheguei a experimentar. Mas nunca nada foi tão sério e nunca fui tão confiante no meu trabalho como quando comecei a bordar. Confesso que gosto muito de arquitetura, mas também não escondo que poder apostar neste negócio seria o meu grande sonho. A marca nasceu em 2014, juntamente com o meu primeiro filho. Bordei umas peças com o nome dele e comecei a achar graça voltar ao bordado, coisa que já não fazia desde miúda», conta-nos aquela que aprendeu a costurar com a avó.

«Aprendi a bordar em criança, a minha avó ensinou todas as suas netas, mas eu acho que era a única que realmente gostava. Na altura, só bordava flores para paninhos de cozinha, mas ela ensinou-me vários pontos e técnicas. No entanto, era mesmo só uma atividade para fazer nas férias, nunca fiz regularmente e passei anos e anos sem sequer tocar numa agulha», recorda.

A ideia de bordar ecografias tornou-se um sucesso pela sua originalidade, nunca antes visto. Já são vendidas em Portugal, França e Escócia, onde Elsa vive atualmente. «As ecografias bordadas são de facto originais, porque há muito pouca gente a fazê-las. Em Portugal, por exemplo, penso que mais ninguém as faz. As vendas deste tipo de bordado têm sido bastante boas e normalmente as pessoas acham muita graça pela originalidade da peça. E é uma bela recordação para guardar da gravidez e um presente único para uma futura mamã», afirma.

«Um dos trabalhos mais especiais que fiz foi um retrato da minha família inteira em ponto de cruz, 24 pessoas num quadro de 60 centímetros por 120 centímetros. Está, neste momento, a precisar de actualização, pois estou prestes a receber o meu segundo filho. Obviamente que as ecografias também tem um lugar especial no meu coração.»

Quais são os artigos mais procurados e vendidos? «Os bordados de ruas ou locais são muito procurados, bem como os nomes bordados, normalmente para decorar quartos de criança. Mas, sem dúvida, que os artigos mais procurados e vendidos são as ecografias», refere.

Emigrada na Escócia

Elsa é arquiteta e o seu plano sempre foi sair do país e experimentar o mercado internacional. «Vivi dois anos numa ilha das Caraíbas (onde apesar de muita praia, sim, também trabalhava), alguns meses em Londres até que recebi uma proposta da Escócia. Entretanto, e já com um filho de ano e meio, mudei-me para Portugal naquilo que achei ser a minha volta a casa definitiva. Mas parece que nada nesta vida é definitivo», conta aquela que regressou à Escócia. «Cá estamos nós de novo, mas desta vez é para ficar. Ou pelo menos até surgir alguma proposta merecedora de atenção.»

No país onde vive são muitos aqueles que apreciam a sua arte. «Normalmente elogiam o trabalho e a criatividade. Tenho muitos clientes que sabem o que querem e eu faço trabalhos personalizados, mas também tenho vários que confiam no meu gosto e acabo por ser eu a sugerir e criar a peça», explica. «Vivo atualmente em Edimburgo, na Escócia, e fiz uma série de bordados de algumas das ruas mais icónicas da cidade que fizeram imenso sucesso por aqui.»

A inspiração é encontrada em todo o lado. «Inspiro-me maioritariamente em imagens de Pinterest e Instagram, mas também me acontece olhar para coisas completamente banais, como os mapas ou fotografias, e imaginar como ficariam bordadas. Por vezes resulta, mas também tenho muitos projetos que não chegaram a sair da minha cabeça.»

Conheça Elsa Gomes e veja alguns dos seus trabalhos na nossa galeria!

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda