Saúde

Maria tinha um ano quando enfrentou uma leucemia grave. Dois anos depois fomos conhecê-la

Filipa Rosa
publicado há 4 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O site Crescer esteve em casa de Rita e Miguel, pais da pequena Maria, de três anos. Veja a nossa reportagem especial e conheça a história desta menina.

Rita Mota e Miguel Rosa são pais de Maria. Em dezembro de 2016 foi diagnosticada à filha deste casal uma leucemia grave, sem cura. O único tratamento eficaz a longo prazo seria um transplante de medula óssea.

LEIA TAMBÉM: Seja Dador de Medula: Saiba como e onde se pode inscrever

Para conseguirem encontrar um dador compatível, o casal tentou sensibilizar as pessoas através das redes sociais, criando a página Salvar a Vida da Maria. Hoje em dia tem perto de 45 mil seguidores!

Conheça esta história na nossa reportagem:

Maria e a doença

A doença e a sua recuperação fazem parte da vida da pequena Maria desde o primeiro ano de vida. Para ela, a leucemia não é um monstro feio, por enquanto. Mas um dia vai perceber o que lhe aconteceu. «A Maria não tem noção do problema de saúde que teve, ela tem noção que vai ao IPO e que vai ao hospital, mas nem vê que seja uma coisa estranha porque ela viveu isto desde muito pequenina. Como ela teve o diagnóstico com um ano, era muito bebé, e por isso não tem noção do que é não ter isto», conta-nos a mãe, Rita.

LEIA AINDA: Mariluz, a menina que enfrentou uma leucemia com apenas quatro anos

O Livro da Maria

Do projeto Salvar a Vida da Maria nasceu um livro para famílias, escrito por Clorinda Ramos, uma amiga de longa data. Com a participação dos pais de Maria, este livro conta a história desta menina e o processo da leucemia, do diagnóstico ao transplante.

O objetivo é sensibilizar as pessoas para a doença e ajudar outras famílias que, infelizmente, venham a passar por situações semelhantes, enfatizando os valores fundamentais para ultrapassar cada etapa, em direção à cura e ao regresso a uma vida plena e feliz.

Veja algumas imagens na nossa galeria:

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda