Alimentação

Gomas de vinagre de sidra: Eis a receita e os benefícios para adultos e crianças

Filipa Rosa
publicado há 5 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Sabia que deveria consumir vinagre de sidra todos os dias? Que tal experimentar umas gomas saudáveis prontas em 15 minutos? A receita é de Marta Ferreira, divulgada na sua página Martilicious Food, onde partilha as suas inspirações culinárias.

Para muitos, os benefícios do vinagre de sidra são desconhecidos. Sendo um produto natural obtido da fermentação das maçãs, serve para muito mais do que temperar saladas. É muito benéfico para a nossa saúde.

Por isso, Marta Ferreira decidiu tornar isso divertido e criar estas gomas feitas somente com ingredientes naturais. É uma forma de ingerirem o vinagre sem terem de o beber e obter à mesma os seus benefícios. Para crianças é recomendado reduzirem a quantidade de vinagre, tal como pode ver na receita.

Ingredientes:

1 chávena (250ml) sumo de maçã natural (sem açúcares adicionados)
1/2 chávena (125ml) vinagre de sidra – para crianças apenas uma colher de chá
2 colher de sopa mel (para opção vegan trocar por geleia de arroz)
2 colher de sopa + 1 colher chá de agar agar em pó
Sumo de 1 limão
Sumo 1/2 romã

Preparação:

Numa tigela colocar o sumo de maçã, vinagre, mel, sumo de limão e misturar.

Colocar metade noutra taça e juntar o sumo da romã (desta forma fazemos dois sabores).

Numa panela levar ao lume a mistura com a romã, mexer com a vara de arames de forma a diluir o mel e juntar metade do agar agar.

Cozinhar em lume baixo até o líquido começar a engrossar (cerca de cinco minutos).

Com a ajuda duma pipeta colocar nos moldes das gomas e deixar arrefecer cerca de 15 minutos até desenformar (se quiserem acelerar o processo levem ao frigorífico).

Repetir com a mistura da outra taça.

Dica: tenham pelo menos três a quatro moldes de forma a fazerem tudo. Assim que arrefecer no tacho solidifica. Caso isso aconteça podem voltar a aquecer.

Troquem a romã por laranja, frutos vermelhos, a fruta e cores que mais gostarem.

Armazenar até sete dias num frasco hermético.

Os benefícios

Na sua página Martilicious Food, Marta Ferreira dá inúmeras dicas aos seus mais de 41 mil seguidores. Num outro post deixou alguns dos benefícios do vinagre de sidra. «Pesquisem um pouco e vão encontrar que ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue, pois bloqueia a digestão de hidratos de carbono e, por isso, ajuda no controlo de peso. Ajuda também na digestão, pois o ácido acético presente no vinagre estimula a produção de enzimas digestivas, reduz a probabilidade de infeções e no caso das mulheres ajuda a prevenir candidíase e reduz as dores menstruais, torna o cabelo mais brilhante e a pele (reduz o acne)», escreveu.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda