Alimentação

7 dias sem açúcar, 7 sobremesas de comer e chorar por mais!

Redação
publicado há 2 semanas
0
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Se é daquelas pessoas que faz um esforço enorme para evitar sobremesas, este artigo é para si! Não tem de resistir às sete sugestões do site Cozinhar Sem Stress, uma para cada dia da semana… porque não têm açúcar!

Mousse de baunilha e coco

INGREDIENTES
4 folhas de gelatina incolor
1 lata de leite evaporado bem frio
1 c. (de sobremesa) de adoçante
1 c. (de café) de aroma de baunilha
4 c. (de sopa) de coco ralado
frutos vermelhos q.b.

PREPARAÇÃO
Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria durante cinco minutos. Decorrido o tempo, escorra-as bem e derreta-as em banho-maria ou uns segundos no micro-ondas; reserve.

Retire o leite evaporado da lata e bata bem, até forma uma espuma.

Envolva-lhe delicadamente as folhas de gelatina escorridas, o adoçante e o aroma de baunilha. Distribua pelas taças e polvilhe-as com o coco ralado. Leve ao frigorifico, até ficar bem firme. Por fim, sirva acompanhando com frutos vermelhos.

 

Creme light de manga

INGREDIENTES
1 saqueta de gelatina de manga
0,5 l de água
2 dl de natas light
2 iogurtes naturais magros
2 c. (de sopa) de adoçante
1 manga
50 g de miolo de amêndoa
hortelã q.b.

PREPARAÇÃO
Prepare a gelatina de manga como indicado na embalagem, utilizando o meio litro de água indicada, e deixe arrefecer um pouco. Bata as natas até ficarem cremosas, junte-lhes os iogurtes e o adoçante e envolva.

Adicione a gelatina arrefecida à mistura e envolva bem. Deite o preparado em taças e leve ao frigorífico até solidificar.

Antes de servir, decore o creme com a polpa da manga triturada, o miolo de amêndoa e umas folhinhas de hortelã.

 

Pastéis de requeijão

INGREDIENTES
1 requeijão magro
6 c. (de sopa) de adoçante
1 c. (de sopa) de farinha com fermento
50 g de manteiga magra derretida
1 limão pequeno (raspa)
2 ovos
manteiga magra q.b.
farinha q.b.

PREPARAÇÃO
Aqueça o forno a 180º C. Unte seis forminhas de queijadas com manteiga magra e polvilhe-as com farinha. Passe o requeijão por um passador. Junte-lhe o adoçante, a farinha e misture. Adicione a manteiga derretida, a raspa de limão e mexa bem.

Acrescente os ovos e mexa novamente muito bem. Verta o preparado nas formas e leve ao forno, durante 20 minutos. Depois de cozidos, deixe arrefecer os pastéis e desenforme-os.

 

Pudim de amêndoa

INGREDIENTES
8 folhas de gelatina
6 c. (de sopa) de adoçante em pó
3 c. (de sopa) de maisena
1 l de leite magro
150 g de amêndoa torrada e moída
75 g de amêndoas torradas e picadas

PREPARAÇÃO
Passe uma forma redonda e canelada por água; deixe escorrer sem secar. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Coloque o adoçante num tacho com a maisena e mexa. Junte o leite, a amêndoa moída e leve a lume brando, mexendo sempre até ferver; retire.

Junte as folhas de gelatina escorridas. Mexa até estarem bem dissolvidas. Disponha na forma e leve ao frigorífico, até solidificar. Desenforme para um prato e decore com as amêndoas torradas e picadas.

 

Mousse de maçã

INGREDIENTES
4 maçãs vermelhas
3 c. (de sobremesa) de adoçante
3 claras
8 bolachas do tipo maria sem açúcar

PREPARAÇÃO
Descasque as maçãs, corte-as em pedaços e coloque-os num tacho. Salpique com uns pingos de água, tape e deixe cozinhar em lume brando. Quando apresentarem com uma cor translúcida, junte-lhes uma colher, de sopa, do adoçante e mexa. Retire do lume e transfira para outro recipiente. Deixe arrefecer.

Bata as claras em castelo e junte-lhes o adoçante restante, batendo mais um pouco. Envolva as claras no preparado de maçã, já frio e disponha-o em taças em camadas alternadas com as bolachas trituradas. Decore a gosto e sirva a mousse fresca.

 

Sobremesa de manga

INGREDIENTES
8 folhas de gelatina incolor
3 mangas
2 dl de natas magras
200 g de queijo fresco batido light
3 c. (de sopa) de adoçante em pó
20 bolachas sem açúcar
1,5 dl de leite magro
1 raminho de hortelã
molho de chocolate q.b.

PREPARAÇÃO
Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria. Descasque as mangas, elimine-lhes os caroços e corte-as em pedaços. Triture-os e coloque-os num tacho. Leve-os ao lume até levantar fervura. Retire, aguarde um pouco e adicione as folhas de gelatina escorridas. Mexa até que se dissolvam. Deixe arrefecer.

Bata as natas e envolva-lhes o queijo, o adoçante e a compota de manga depois de fria. Forre uma forma retangular com película aderente e forre o fundo com algumas das bolachas, embebidas no leite, que previamente amornou.

Verta sobre elas uma camada do creme de manga. Segue-se outra camada de bolachas embebidas em leite e nova camada do creme de fruta. Repita a operação mais uma vez e leve o doce ao congelador até que fique firme. Desenforme-o e sirva-o regado com o molho de chocolate e decorado com a hortelã.

 

Peras com iogurte

INGREDIENTES
4 peras
1 dl de sumo de limão
2 c. (sopa) de adoçante líquido
4 iogurtes naturais
hortelã para decorar

PREPARAÇÃO
Descasque as peras, retire-lhes o caroço e corte-as em pequenos cubos. Coloque-os num tacho, regue com o sumo de limão e cozinhe em lume brando até alourar as peras. Retire, adicione o adoçante líquido e deixe arrefecer.

Coloque um pouco de iogurte no fundo de cada taça e distribua por cima, um pouco do creme de peras. Repita a operação mais duas vezes, finalizando com o creme. Decore com hortelã e sirva fresco.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda