Saúde

4 truques caseiros para acabar de vez com os piolhos

Redação
publicado há 1 mês
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Aparecem sem esperarmos e tendem a permanecer, por mais que uma pessoa use bons produtos. Eis quatro truques infalíveis para fazer em casa para acabar com piolhos e lêndeas definitivamente.

Os vários passos consistem em lavar a cabeça com uma mistura de vinagre e água morna, aplicar uma mistura de óleos essenciais e, no dia seguinte, passar um pente fino eletrónico. É essencial lavar todas as roupas da pessoa com piolhos, assim como os lençóis da cama, peluches, escova e acessórios de cabelo, mas explicamos tudo neste artigo.

LEIA TAMBÉM: Piolhos: O que deve ser explicado às crianças

Lavar a cabeça com vinagre

Misture vinagre e água morna. Lave o cabelo com esta mistura, que deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo. O produto possui propriedades que matam e eliminam piolhos e lêndeas.

Ingredientes:

1 copo de vinagre de sidra ou de maçã;
1 copo de água morna

Preparação:

Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. Depois, espalhar esta receita em todo o couro cabeludo e tapar o cabelo com uma touca. Deixe agir durante 30 minutos.

Mistura de óleos essenciais

O segundo passo é aplicar diretamente no couro cabeludo uma mistura de óleos essenciais e deixar agir por cerca de 20 minutos, usando uma touca.

Ingredientes:

50 ml de óleo de coco;
10 ml de óleo essencial de malaleuca;
10 ml de óleo essencial de ylang ylang;
50 ml de vinagre de maçã.

Preparação:

Basta misturar todos os ingredientes e aplicar diretamente sobre o couro cabeludo. Deixar atuar durante 20 minutos.

Pente fino

O terceiro passo é passar um pente fino em todo cabelo, separando madeixa por madeixa, de forma a certificar-se de que todo o cabelo é penteado dessa forma. Em vez do pente fino normal, pode utilizar um pente eletrónico no cabelo seco, que é mais eficaz na eliminação e deteção dos piolhos.

Este pente emite um som contínuo enquanto está ligado e um som mais intenso e mais alto ao encontrar um piolho. O objeto emite uma frequência de ultrassons que não são percebidos pela pessoa, mas que é suficiente para matar os piolhos.

Atenção! Estes três passos para eliminar os piolhos devem ser repetidos sete dias após a primeira aplicação.

LEIA AINDA: Férias com crianças? O que deve e não deve fazer para que os piolhos não lhe roubem o descanso

Lavar a roupa a alta temperatura

O piolho transmite-se através de escovas, pentes, chapéus, almofadas ou lençóis e, por isso, é muito importante lavar estes objetos com frequência para evitar uma nova infestação ou mesmo a transmissão do parasita para outra pessoa.

Assim, todos os objetos que tenham estado em contato com o cabelo, como lençóis, cobertores, roupas, brinquedos de pelúcia, prendedores e arcos de cabelo, chapéus, bonés, tapetes, almofadas e a capa do sofá, devem ser lavados em água com temperatura superior a 60º, ou selados num saco de plástico durante 15 dias, para asfixiar os piolhos.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda