Notícias

Nomes mais populares de 2018: Maria e João no topo, Vanda e Evaristo são os únicos

Filipa Rosa
publicado há 5 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Maria continua a ser o nome preferido dos portugueses e João voltou a ser, destronando Santiago. Alice estreia-se entre os dez nomes mais populares. Só um bebé recebeu o nome de Vanda. Tal como aconteceu com Evaristo.

2018 voltou a consolidar a ideia de que o nome Maria continua na preferência dos portugueses. Em Portugal foram registadas 5608 Marias, segundo os dados divulgados pelo Instituto dos Registos e do Notariado (IRN). O nome está na liderança desde 2005, ano em que ultrapassou Ana. Leonor (registadas 1609) e Matilde (registadas 1568) estão em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Alice estreou-se no top 10 (em 2004 estava em 65.º), ao qual também pertencem os nomes Carolina, Beatriz, Sofia, Mariana, Ana e Benedita.

Em relação aos meninos, João voltou a liderar, após vários anos a dividir a preferência com Rodrigo. Foi a escolha de 1679 pais. Muito perto do número dos que optaram por Francisco (1603) e por Santiago (1579). Só Tiago deixa de constar dos 20 nomes mais comuns. Entra Vicente.

Kyara (133), Núria (142) ou Valentina (242) também ganharam força no último ano, aumentando bastante o número de registos.

Nomes que perderam popularidade

Catarina, Sara e Daniela são exemplos de que, tal como há nomes que ganham popularidade ao longo dos anos, outros perdem-na. Também fora de moda estão Débora, Alexandra, Soraia, Liliana, Manuela ou Andreia, todas com menos de 50 registos.

Em relação aos nomes dos meninos, André, David e Alexandre já nem sequer pertencem ao top 20, ao contrário dos resultados de 2004. Porém, continuam a ser a escolha de muitos portugueses. Menos populares ainda são Edgar, Fernando, Vítor, Marcelo e Alberto.

LEIA TAMBÉM: Os nomes mais populares de 2017 em Portugal

E AINDA: Conheça 20 nomes mais esquisitos registados em Portugal

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda