Notícias

Conselhos para escolher o biberão mais adequado ao seu bebé

Redação
publicado há 1 mês
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O biberão é um dos primeiros e mais importantes acessórios para o bebé que cada mãe ou pai deve escolher cuidadosamente. E são várias as questões que se levantam na hora de escolher. Biberão de vidro ou de plástico? Qual a capacidade? Que tetina escolher? Que frasco é adequado para cólicas? E as dúvidas não se ficam por aí.

Biberão de vidro ou de plástico?

Para os recém-nascidos, o melhor material para biberões é o vidro, visto que facilita imenso a tarefa de limpeza e esterilização. Os biberões de vidro são mais resistentes e têm a vantagem de não absorverem odores. Por ser um material inerte, o vidro não contém produtos químicos, o que nos garante que nenhum produto potencialmente nocivo à saúde do bebé possa ser libertado no leite.

Quando o bebé cresce e começa a agarrá-lo sozinho e a necessidade de esterilização não é tão frequente, os biberões de plástico tornam-se uma melhor escolha. Os biberões de plástico são mais baratos e fáceis de encontrar. Sendo de boa qualidade, estarão isentos de substâncias tóxicas. No entanto, quando expostos a temperaturas elevadas, os biberões de plástico podem contaminar o leite através da libertação de microplásticos. Por esse motivo, deverá optar pela esterilização a frio e pela preparação do leite num recipiente à parte, vertendo-o para o biberão somente depois da temperatura estabilizar.

Que tetina escolher?

O mais importante na escolha de um biberão é, sem dúvida, a tetina. Para recém-nascidos e bebés até ao primeiro mês, as tetinas com um buraco são as mais adequadas. As tetinas com 2, 3 e 4 orifícios correspondem a pequenos, médios e grandes fluxos de leite e são normalmente recomendados a partir do terceiro e quarto mês.

Relativamente ao material, pode escolher entre silicone ou borracha. As tetinas de borracha têm tendência para amolecer e necessitam de ser substituídas com mais frequência. As tetinas de silicone não têm sabor, não têm cheiro, mas são mais duras ao início.

Biberões anticólicas

No caso do seu bebé sofrer de cólicas, pode optar por biberões especiais para cólicas. Existem biberões especialmente concebidos com válvulas de ventilação que restringem o ar que os bebés engolem e consequentemente reduzem a sua agitação. Há várias marcas à escolha, tais como Chicco, Mam, Medela, Nuk e Philips Avent.

Capacidade do biberão

Inicialmente, os biberões de menor capacidade (90ml – 120ml) são os melhores. À medida que a criança cresce, precisará de biberões de maior capacidade (240ml – 340ml).

Formato do biberão

O formato da garrafa não é muito relevante na escolha de um biberão para o seu bebé, pelo que pode optar pelo que mais lhe agradar. No entanto, atente nas vantagens dos diferentes formatos de biberão:

  • Biberão cilíndrico: é o modelo mais clássico e adequado para todas as utilizações.
  • Biberão triangular: estável, fácil de segurar e fácil de lavar.
  • Biberão plano: facilita o fluxo de leite e é muito fácil de lavar.
  • Biberão ergonómico: formato que torna o biberão mais adequado para o bebé agarrar. Disponível em cores e desenhos divertidos que atraem a atenção do bebé para o querer segurar.
  • Biberão curvado: o biberão mais indicado para evitar o refluxo.

Contudo, seja qual for a sua escolha, o bebé terá sempre a última palavra a dizer, pelo que deverá estar atento às suas reações e adaptar-se.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda