Notícias

Bebé encontrado no lixo: Psiquiatra afirma que «vai ser muito difícil para o filho compreender a atitude da mãe»

Redação
publicado há 3 dias
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Esta terça-feira, dia 5 de novembro, um bebé recém-nascido foi encontrado pelas 17:30 por um sem-abrigo, num caixote do lixo, na zona do Beato, em Lisboa. O bebé ainda tinha vestígios do cordão umbilical e foi deixado «sem proteção, sem qualquer roupa ou agasalho», tal como revelou a PSP.

O caso está a chocar o País e esta sexta-feira foi detida uma mulher, de 22 anos, suspeita de ter abandonado o recém-nascido. A mulher foi identificada e detida por «fortes indícios da prática de homicídio qualificado, na forma tentada, vitimando uma criança do sexo masculino, recém-nascido, seu filho.»

Nos últimos dias, os portugueses têm questionado os motivos que levam uma mãe a abandonar um filho desta forma e qual será o futuro da criança.

O site da VIP esteve à conversa com o médico psiquiatra José Francisco Matos para tentar esclarecer algumas destas dúvidas. «O abandono deve-se, possivelmente, às condições sociais e financeiras, pode estar relacionado com problemas de adição, como drogas ou álcool, ou até mesmo devido a alguma doença ou distúrbio do foro psíquico», começou por revelar, acrescentando que não se sabe os motivos ao certo e que cada caso é um caso.

Caso a mulher seja condenada por homicídio qualificado, vai ter de cumprir pena de prisão, onde, segundo José Francisco Matos, poderá ter dois tipos de acompanhamento: «Tudo depende da doença psiquiátrica: se existir dependência de drogas, esquizofrenia ou, por exemplo, uma perturbação da personalidade, vai ser mais difícil de resolver e vai precisar de acompanhamento psiquiátrico; se o motivo do abandono forem condições sociais e financeiras, talvez psicologia.»

«Vai ser muito difícil compreender a atitude»
Leia mais aqui.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda