Saúde

Afinal, a pílula afeta ou não a fertilidade feminina?

Filipa Rosa
publicado há 5 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

«Tomaste a pílula durante muitos anos? É por isso que não consegues engravidar…» Quando se fala de infertilidade, são muitas as pessoas que consideram a pílula o grande problema. Mas a especialista em fertilidade Catarina Júlio explica-lhe se é verdade ou não.

«A pílula NÃO afeta a fertilidade feminina. Já foram realizados diferentes estudos para a avaliar a implicação da pílula na fertilidade feminina e não existe uma diminuição da fertilidade, mesmo em mulheres que fizeram pílula durante vários anos», refere ao site Crescer a especialista, que quer acabar de vez com esse mito.

Segundo Catarina Júlio, este método contracetivo até tem bastantes benefícios para as mulheres. «A pílula pode até ser protetora da função ovárica em algumas doenças como a endometriose», revela.

A pílula é um dos métodos contracetivos mais usados em todo o mundo. Quando tomada corretamente, via oral, apresenta um elevado grau de eficácia. Mas não falamos só no que diz respeito à contraceção.

A pílula pode ajudá-la a regular os ciclos menstruais e a diminuir as cólicas e a quantidade de menstruação (fluxo menstrual).

LEIA TAMBÉM: PÍLULA: Como tomar e o que corta o efeito deste método contracetivo?

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda