Saúde

Anafilaxia: Quais os sintomas e os tratamentos que podem salvar a criança?

Redação
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A anafilaxia é a reação alérgica mais grave, que pode resultar em dificuldade respiratória, perda de consciência ou mesmo morte se não for imediatamente tratada.

Pode ocorrer em qualquer criança após ter sido exposta a uma substância que é alérgica, pelo que o diagnóstico precoce das alergias na idade infantil é importante.

Quais os sintomas?

  • Prurido cutâneo (comichão)
  • Urticária
  • Edema dos lábios, língua, pálpebras ou outras regiões do corpo
  • Tosse
  • Dificuldade respiratória ou pieira
  • Náuseas e vómitos
  • Cólicas abdominais e diarreia

Na criança, as causas mais frequentes de anafilaxia estão relacionadas com alimentos, como o leite de vaca, ovo, amendoim, frutos secos (noz, avelã, amêndoa), marisco, peixe e trigo.

Outras causas possíveis são os medicamentos, como é o caso dos anti-inflamatórios e dos antibióticos, o frio ou as picadas de insetos (abelhas e vespas).

LEIA ESTE FORTE TESTEMUNHO: Anafilaxia: Sobreviver sem condições

Como atuar?

Na ocorrência de sintomas alérgicos graves deve ligar para a linha de apoio ou dirigir-se de imediato a um serviço de urgência, onde deverá ser administrada adrenalina para além de outros tratamentos.

Se o seu filho alguma vez teve uma reação anafilática deverá informar o pessoal escolar acerca das alergias graves da criança ou do jovem, para que o possam ajudar na evicção ou a iniciar o tratamento necessário.

A criança deve ser observada por um imunoalergologista para determinar a causa exata de anafilaxia e a sua correta orientação, nomeadamente indicando o uso de dispositivos para autoadministração de adrenalina.

 

Fonte: CUF

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda