Notícias

Team Strada: Quem é Hugo Strada, o mentor dos youtubers que está a ser investigado?

Filipa Rosa
publicado há 5 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Tem 36 anos e gere um grupo de youtubers adolescentes, intitulado Team Strada. Tem milhares de admiradores por todo o país e está a ser investigado pelo Ministério Público. «Os pais têm de estar atentos a este tipo de esquemas de manipulação», diz Tito Morais, fundador do projeto Miúdos Seguros na Net.

A polémica instalou-se depois de Hugo Strada ir ao programa Curto Circuito, da SIC Radical, com alguns jovens que agencia e beijar um deles na boca, o influencer Dumbo, de 16 anos.

Desde então, tem sido acusado de extorquir crianças com o seu grupo e há até quem desconfie da sua relação com as fãs. Acusações de aproveitamento, burla, abuso e extorsão têm sido feitas nas redes sociais por ex-membros da equipa. O Ministério Público confirmou esta sexta-feira, dia 26, a instauração de um inquérito à atuação de Hugo Strada, líder de uma agência de influenciadores digitais, a Team Strada.

O vídeo, que começou a circular nas redes sociais, motivou diversas queixas junto da Comissão Nacional de Proteção de Menores e Jovens, que remeteu o assunto para o Ministério Público.

Veja o vídeo:

 

«São usados esquemas de manipulação»

Anda quase sempre de boné para trás, roupa desportiva, barba e óculos escuros. Nos vídeos partilhados nas redes sociais está sempre muito bem ladeado por jovens que o idolatram. Beijos, abraços, festinhas, demonstram o nível de intimidade e confiança entre Hugo Strada e o grupo de jovens. Fazem parte da Team Strada, um canal do You Tube criado em abril de 2018.

Para Tito Morais, do projeto Miúdos Seguros na Net, há que estar atento a este tipo de agentes, principalmente os próprios pais. «Dos conteúdos que eu vi partilhados nas redes sociais, não me parece que ele tenha atitudes próprias e aceitáveis. Este tipo de agentes apresentam-se como alguém que pode realizar sonhos e isso, logo à partida, é um risco, porque ganham um poder de influência muito grande sobre os jovens e que podem manipulá-los, aliciá-los… Há pessoas que criam perfis falsos para aliciar os novos, dizendo que são fotógrafos ou agentes de casting. É um tipo de esquema muito utilizado para aliciar jovens para situações de abuso. E esse é o risco», refere ao site Crescer aquele que, enquanto pai e cidadão, não fica indiferente a estas situações.

«Não quer dizer que a pessoa em questão seja um abusador. Está a ser acusado de tudo e mais alguma coisa… Mas o comportamento que ele tem indicia algum risco, ao qual os pais têm de estar particularmente atentos aos filhos. Não são os outros que realizam os nossos sonhos, temos de ser nós a fazê-lo. E, às vezes, os pais para satisfazerem os desejos dos filhos, baixam a guarda e confiam muitas vezes em pessoas que não são as mais recomendadas», afirma Tito Morais, chamando a atenção para as atitudes «impróprias» nos vídeo, como este abaixo.

Alerta aos pais

Os pais devem estar atentos aos «mecanismos de manipulação», segundo Tito Morais. «Os jovens com sonhos no futebol ou noutra área são facilmente manipulados, aliciados e ficam deliciados com o que ouvem. Têm tendência a acreditar nas pessoas e depositam nelas a esperança. Pode acontecer com futebolistas, modelos, atores… são vulnerabilidades do ser humano. Os pais têm a obrigação de estarem atentos a estes esquemas de manipulação», diz.

 

Veja algumas imagens que Hugo Strada partilha no Instagram:

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda