Saúde

Estes são os maiores benefícios do chocolate

Redação
publicado há 5 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Se estava à procura de um bom pretexto para voltar a comer chocolate, temos a desculpa perfeita. A dia 7 de julho, comemora-se o Dia Mundial do Chocolate e apesar de já ter passado a data, comer chocolate é sempre uma boa “desculpa”.

Se não for suficiente para se render a este “guilty pleasure”, saiba que, em doses moderadas, este alimento pode trazer muitos benefícios para a sua saúde e bem-estar.

Qual a versão mais saudável do chocolate?

Saiba quais os principais benefícios deste “alimento-tentação”, mas antes importa esclarecer que estes benefícios dizem respeito apenas ao chocolate preto, a versão mais saudável do chocolate.

Por conter uma maior concentração de cacau na sua composição, o chocolate preto inclui também uma série de nutrientes muito saudáveis.

As vantagens do chocolate preto

É rico em polifenóis reconhecidos pela sua atividade antioxidante e de proteção celular. Desempenham um papel relevante na diminuição de processos inflamatórios e do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e cancerígenas.

Contém metilxantinas, peptídios e micronutrientes, como o magnésio e o cobre que também podem atuar, de forma sinérgica, sobre a inflamação e a proteção celular.

Leia também: «Mas quem é que dá doces e chocolates a um bebé de 12 meses?»

As metilxantinas, como a cafeína e a teobromina exercem ainda um efeito estimulante no organismo, contribuindo para níveis de concentração superiores.

O cacau é ainda fonte de triptofano, um aminoácido precursor de serotonina, um neurotransmissor importante na regulação do humor e bem-estar.

Não se iluda… Mais saudável não significa menos calórico! Saiba porquê, no site da revista Maria.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda