Histórias Online

«Este Natal não vou dar nenhum presente aos meus filhos… a árvore está vazia!»

Histórias Online
publicado há 4 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Materialismo, materialismo e mais materialismo. É assim que eu caracterizo a época de Natal, em que as pessoas só se preocupam com os presentes, as compras, as promoções, os brinquedos! Só pensam nisso. Na minha casa é diferente. A árvore vai estar vazia.

Tenho dois filhos, um menino de seis anos e uma menina de quatro. Sempre tentei educá-los da melhor maneira possível. Mas quando chega ao Natal é um pouco difícil fugir da tradicional troca de presentes. Posso decidir não dar nenhum, mas acabam por receber dos avós, tios e primos.

LEIA TAMBÉM: Quer brilhar e poupar neste Natal? Faça você mesmo os presentes e comece já

Eu sempre recebi, muitos até. Eu e os meus primos brincávamos imenso na noite de Consoada e no dia seguinte. Mas fui crescendo sem dar o valor principal à data especial. Os adultos comem à mesa. As crianças brincam todas juntas. Mas as crianças crescem, tornam-se adolescentes e acabam por achar o convívio familiar uma seca.

Não vou repetir isso. Não tolero. Este ano os meus filhos não vão receber presentes de Natal, nem dos pais nem de nenhum familiar. Já planeei a noite de Consoada e o dia 25. Jogos não vão faltar, animação e música. O karaoke já está preparado, há cadernos gigantes e lápis de cera. Há comida, claro, mas não em excesso. Vamos conviver e saborear tudo à mesa.

Certamente não vão sentir falta de embrulhos. E se me perguntarem (nunca o fizeram) o que traz o menino Jesus este ano, digo-lhes que traz muito amor. Amor por nós próprios e pelos outros. Amor pela nossa vida, pelos animais, pelos valores e tradições. AMOR pela FAMÍLIA!

LEIA AINDA: Sabia que o Pai Natal pode entrar na sua própria casa?

Quero ensinar aos meus filhos, juntamente com o meu marido, o valor da gratidão, da união e da partilha. Quero também que entendam o valor do dinheiro e criá-los para gostarem de tudo o que lhes é dado.

Nenhum dos meus filhos me perguntou por que razão não recebem presentes. E acho que isso demonstra a educação que lhes estamos a dar.

E sinto-me muito feliz por isso…

 

 

 

Texto: Filipa Cardoso

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda