Saúde

Tiróide: Saiba quais são os sintomas e distúrbios

Redação
publicado há 3 meses
7
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A tiróide é o órgão do nosso corpo que tem dos papéis mais importantes. Por quê? Porque é responsável pelo funcionamento de todo o nosso corpo e, por isso, é essencial que tenha atenção quando este não funciona corretamente.

Produtora de hormonas que ajudam no crescimento e metabolismo do cérebro, fígado, coração e outros tantos órgão vitais, a glândula tiróide pode, ao longo da sua vida, sofrer alguns distúrbios que afetam cerca de 80 por cento das mulheres a partir dos 35 anos e que podem ser entendidos através de diversos sintomas. Os nódulos, o hipotiroidismo e o hipertiroidismo são as patologias da tiróide mais comuns.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 300 mil pessoas em todo o mundo sofrem de algum destes problemas, relacionados com a tiróide.

Conheça quais os avisos que o seu corpo lhe dá e fique ainda a conhecer os vários distúrbios da tiróide existentes.

Sintomas de distúrbios da tiróide:

– Diminuição do desejo sexual;
– Dor muscular;
– Palpitações no coração;
– Confusão mental;
– Aumento de apetite e alteração dos gostos alimentares;
– Desconforto no pescoço e garganta;
– Tristeza ou depressão;
– Constipação intestinal;
– Dormir demais;
– Pele seca e queda de cabelo;
– Aumento repentino de peso;
– Pressão elevada.

Distúrbios da tiróide:

Hipotiroidismo

Este distúrbio manifesta-se através de uma reduzida produção hormonal da tiróide. Essa insuficiência provoca decadência das funções orgânicas provocando pele e cabelos secos, o aumento do peso, o cansaço, o raciocínio e os batimentos cardíacos lentos, intolerância ao frio, entre outros. O tratamento do hipotiroidismo é ser feito através da ingestão diária de hormonas tiroideias.

Hipertiroidismo

Ao contrário do que acontece com o hipotiroidismo, o hipertireoidismo surge como resultado de uma produção exagerada de hormonas da tiróide. Isto pode acontecer devido a vários fatores como a existência de uma doença auto-imune, que pode mesmo fazer o paciente vir a ter paragens cardíacas. Os sintomas mais comuns desta doença são: as insónias, as palpitações e a perda de peso inesperada, aumento do apetite, aumento do número de dejeções diárias e alterações oculares.

Nódulos

Embora em quase 90 por cento dos casos estes nódulos não sejam malignos, a verdade é que surgem em quase 50 por cento das mulheres, com mais de 40 anos. Estes nódulos ou chamados caroços, podem ser visíveis e palpáveis ou não. Centram-se na tiróide e podem causar algum desconforto nesta região.

Tumores

Apesar de a maioria dos nódulos serem benignos, a verdade é que são diagnosticados cerca de 400 casos de cancro de tiróide por ano. São os fatores genéticos e a exposição física à radiação que podem conduzir a um rápido aparecimento deste tumor, pelo que o seu tratamento varia consoante a gravidade do caso. A cirurgia e a radioterapia são, normalmente, as soluções mais plausíveis. Os principais sintomas são a rouquidão, os nódulos palpáveis e o aumento dos gânglios linfáticos na região do pescoço.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top