Saúde

Stress causa infertilidade: Verdade ou mito?

Filipa Rosa
publicado há 3 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Há muitas dúvidas sobre aquilo que dificulta o processo de engravidar. São muitos os casais que demoram anos a realizar o sonho de ter um filho e um dos fatores que está em causa é o stress. Mas será mesmo verdade? A especialista em fertilidade Catarina Júlio tem a resposta.

«Este é um fator com vários estudos com resultados controversos, mas é relativamente consensual que situações de stress extremo podem causar infertilidade», começa por explicar ao site Crescer. «O stress tem impacto a nível físico e emocional, podendo causar disfunção sexual, assim como atuar ao nível da libertação das hormonas sexuais a nível do cérebro. As alterações provocadas pelo stress podem inibir a produção de hormonas a nível da hipófise (glândula localizada no cérebro), com afeção quer da função ovárica, quer da produção de esperma.»

Outras causas de infertilidade

Catarina Júlio acredita que adotar um estilo de vida saudável é uma boa forma de aumentar a fertilidade. «Há que evitar a exposição ambiental a tóxicos que possam comprometer o potencial reprodutivo dos casais, como é exemplo o tabaco, álcool, determinadas medicações (sobretudo sem prescrição médica) ou tóxicos industriais. O exercício físico moderado também é benéfico, sobretudo no controlo da obesidade», refere.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda