Educação

«Pago aos meus filhos para fazerem tarefas em casa. É a melhor decisão que já tomei»

Redação
publicado há 7 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Implementar rotinas nos filhos em casa é das tarefas mais difíceis para os pais. Conheça a história de uma mãe que revolucionou a sua família ao tomar uma decisão radical, mas tem sido bem sucedida.

Depois de uma reunião na escola devido ao atraso dos filhos, Gia Muller, de Nova Iorque, decidiu mudar radicalmente os hábitos da sua casa… pagando-lhes para eles fazerem as tarefas básicas.

«Cada vez que completavam um determinado número de tarefas a tempo, ganhavam dinheiro», revelou em entrevista ao The Washington Post, explicando que decidiu tomar esta decisão por sentir que os miúdos necessitavam de um incentivo para fazer certas tarefas.

Muita gente criticou a sua atitude e a notícia tornou-se polémica. No entanto, alguns especialistas consideraram a atitude de Gia de reforço positivo.

Questionada sobre o facto de estar a fazer suborno com os próprios filhos, esta mãe assumiu que de facto estaria a fazê-lo. A psicóloga Cindy Graham não condena a sua atitude e explica porquê: «Quantos adultos iriam trabalhar por terem bons corações se não fossem pagos monetariamente? Reforço é parte de quem somos. Vale a pena ir ao trabalho, não fazemos isso de graça, mesmo que a sociedade precise. As crianças não são diferentes.»

Segundo Cindy Graham, a atitude de Gia consiste em valorizar o comportamento adequado, usando elogios ou uma recompensa. A mãe elogiava várias coisas que os filhos faziam e, quando se tratava de comportamentos que ainda estavam a ser moldados, ela recompensava-os com dinheiro.

«Escolha uma recompensa motivadora para dar frequentemente. As recompensas podem ser qualquer coisa – brinquedos, adesivos, tempo de tela, privilégios especiais ou dinheiro», aconselha a psicóloga.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda