Gravidez

Maria Pitta Paixão grávida: «O Duarte diz que não vai ter um mano, diz que vai ter um amigo»

Andreia Costinha de Miranda
publicado há 1 mês
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Maria Pitta, filha de Bibá Bitta, está grávida de três meses. Este é o segundo filho da jovem de 27 anos, que ainda não sabe o sexo do bebé, mas tem preferência. «Gostava que fosse uma miúda, mas se for um rapaz também dá jeito, poupo um quarto em casa. Junta-se ao Duarte e está feito», diz divertida.

O parto está previsto para maio, situação que nunca aconteceu na família. «É a primeira vez na vida que vai haver um bebé fora de janeiro, dezembro ou novembro…», revela.

«Esta gravidez está a ser diferente em tudo»

Esta foi uma gravidez «muito desejada» e segundo Maria, não podia ter acontecido em melhor altura. «Estava em casa, de perna partida, o que foi ótimo. Queríamos muito um segundo filho», assume.

No que diz respeito aos sintomas que tem, a filha de Bibá Pitta garante estar a viver tudo de uma maneira diferente da primeira gestação – que aconteceu há quatro anos. «Estou com a cara muito mais redonda e descobri mais cedo (com quatro semanas). Do Duarte descobri com oito. Tive sintomas muito mais rápido porque já sabia identificá-los e já andava a tentar, não é? Enjoos não tenho muitos, mas enjoei um lava tudo lá de casa (risos). Sono tenho o normal, mas de resto está a ser tranquila…», garante.

No fundo, Maria quer que esta gravidez seja completamente diferente da de Duarte, pois foi «uma gravidez de risco.» «Gostava, desta vez, de viver uma gravidez normal. Da primeira tive pré-eclâmpsia, o bebé foi prematuro e tive várias coisas, portanto estamos a tentar antecipar. É viver de maneira diferente e sabermos com o que contar. Com o Duarte fui apanhada de surpresa. Quando não se sabe, as coisas são descobertas mais tarde e neste caso estamos a tentar antecipar para, se tiver, pelo menos já estar mais protegida», explica.

«O Duarte é muito sozinho, é muito rei da casa»

Tendo Duarte quatro anos, já percebe muita coisa e, talvez por isso, Maria tenha noção de que o filho possa ter «um bocado de ciúmes.» «Não foram bebés seguidos e ele já fala tudo, dorme sozinho, é muito independente. Eu acho que agora esta fase vai ser uma fase totalmente diferente», diz esperançosa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

a ouvir atentamente as ideias malucas dele ??????

Uma publicação partilhada por Maria Pitta Paixão ?? (@maria.pitta.paixao) a

Para além disso, Duarte diz à mãe «que não vai ter um mano, diz que vai ter um amigo», o que faz com que Maria tenha esperança que a adaptação do filho mais velho ao bebé que vai nascer «seja boa.» Até porque… «O trabalho também vai ser muito nosso. Nós é que vamos ter de o levar porque ele já está numa fase em que se apercebe de tudo. É filho único, neto único e só tem um primo. É muito sozinho, muito rei da casa. Acho que o irmão o vai ajudar mais a ele do que a ele o irmão», garante.

«O Duarte nasceu com 1,600 gramas»

Tendo aos 23 anos passado por uma gravidez de risco e ao nascimento de um bebé prematuro, Maria relembra o que mais lhe meteu medo na altura. «O peso era o que me fazia mais confusão. Perguntavam-me qual era o medo e eu dizia que era a balança. Ele nasceu com 1,600 gramas. É complicado. Foi difícil, mas tudo se faz. Se já passei por isto no primeiro estou preparada para tudo o que venha. Desde que corra tudo bem e seja saudável no fim, é o que importa», realça.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

ando numa fase nostálgica ???? Esta foi a primeira fotografia do Duarte. A mão é da minha mãe – eu só o vi umas horas depois. Estive para a partilhar um milhão de vezes mas nunca tinha tido grande vontade: qual é a mãe que gosta de se lembrar dos tempos da neonatologia?! Hoje, ao olhar para esta fotografia como faço tantas vezes, pensei: foi a primeira fotografia dele! tinha minutos de vida! Como não partilhar?? A verdade é que isto é a realidade de muitas famílias! Não há preparação possível ou “livro de instruções” para uma situação destas mas a quebra de certos tabus poderá transformar-se num ‘abraço’ para muita gente. E é verdade que nem sempre as coisas correm como nós queremos ou planeamos mas temos é que fazer/ser o melhor daquilo que temos e somos. Mas pronto, como se diz, crescem cá fora! Mães neonostalgicas (?), acusem-se!! ?

Uma publicação partilhada por Maria Pitta Paixão ?? (@maria.pitta.paixao) a

Apesar dessas recordações que continuam bem presentes, Maria tem a ideia de que esta é quase como se fosse «a primeira vez» que está grávida. «Já não me lembro o que é mudar fraldas, biberões, dar de mamar… não me lembro!»

E tem uma garantia: «Este bebé vai nascer mais condicionado do que o primeiro, porque já aprendi algumas coisas, não é? Vai para a cama dele dormir mais cedo, vai ter mais rotinas, vai comer melhor… Vai ser ótimo. O Duarte foi uma ótima aprendizagem…», diz com um sorriso.

Leia também: O que é ser pai ou mãe de um bebé prematuro?

«Sei muito bem os valores que lhes quero transmitir, mas também depende muito dos feitios e do que acontece. O Duarte é um miúdo que eu olho para ele e vejo-me a mim. Tem um feitio chato e está constantemente a provocar-me. Tem um feitio muito difícil, do meu ponto de vista. Tem muita personalidade, sabe muito bem o que quer e para mim é muito complicado dar a volta. Acho que num segundo filho já vamos muito mais preparados», garante.

«Os nomes estão completamente decididos»

Questionada se o filho mais velho iria ter peso na decisão do nome do bebé… A reposta é clara! «Não! Os nomes estão completamente decididos!» E quais são? «Se for rapaz é António, se for rapariga é Piedade», revela.

E qual a reação da avó Bibá Pitta à chegada deste segundo netinho? A revelação é, no fundo, caricata. «Foi muito complicado não contar a ninguém porque entretanto toda a gente sabia. A minha mãe passava e dizia: “Está grávida, mas não contes a ninguém”», diz com uma gargalhada.

Fotos: Helena Morais

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda