Saúde

Herpes Genital: Como se apanha esta doença sexualmente transmissível?

Redação
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

São muitos os que não estão alerta para este vírus, não tendo, portanto, os cuidados necessários quando se trata de relações sexuais.

O termo ‘herpes’ corresponde a uma infeção altamente contagiosa que pode ser desencadeada por dois tipos de vírus: o Herpes simplex do tipo 1 (denominado VHS-1) e o Herpes simplex do tipo 2 (designado VHS-2).

De qualquer modo, ambos os tipos podem infetar os órgãos genitais e a pele que rodeia o reto ou as mãos (especialmente os leitos das unhas) e podem ser transmitidos a outras partes do corpo.

Cerca de 417 milhões de pessoas entre os 15 e os 49 anos estão infetadas pelo vírus responsável pelo herpes genital – o VHS-2. A transmissão do vírus é feita por via sexual e é mais fácil do homem para a mulher, pelo que esta doença é mais comum nas mulheres.

Quais são os sintomas do Herpes Genital?

 

Os primeiros sinais de herpes genital aparecem quatro a sete dias após o contacto sexual com a pele e/ou mucosas da pessoa infetada e caracterizam-se por uma sensação de formigueiro, dores e prurido (comichão). De seguida aparecem pequenas manchas vermelhas na região genital, anal e/ou áreas circundantes. Estas manchas evoluem para pequenas e dolorosas bolhas, preenchidas com líquido, que acabam por romper e dar origem a feridas. Geralmente as feridas cicatrizam ao final de 10 dias e não deixam marca. Apesar de haver maior probabilidade de transmissão do vírus quando há lesões observáveis, pode haver contágio mesmo na sua ausência.

Muitas vezes a pessoa não sabe qual a causa para reativação do vírus, já que os fatores que a desencadeiam podem ser diversos: febre, menstruação, tensão emocional, baixas defesas do sistema imunitário, roupa apertada.

Para prevenção desta infeção:

 

– Limite a sua atividade sexual a um parceiro não infetado;

– Faça análises regulares para despiste desta e outras doenças sexualmente transmissíveis;

– Utilize sempre preservativo durante o ato sexual;

Para tratamento do herpes genital pode ser indicado pelo médico a toma e/ou aplicação de medicamentos anti-virais. Para além disso, durante esses episódios, é aconselhável que tome banho com água fria, que utilize vestuário mais largo e confortável e que não tenha relações sexuais.

 

Fonte: Farmácias Portuguesas e Site CUF

 

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda