Saúde

Doenças respiratórias matam dois portugueses por hora

Redação
publicado há 5 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

As doenças respiratórias matam em Portugal cerca de 40 pessoas por dia. Em quase metade das mais de 13 mil mortes anuais a causa é a pneumonia, doença que é potencialmente curável.

Segundo o relatório deste ano do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias, a que a Agência Lusa teve acesso, em 2016 morreram 13.474 pessoas por doenças respiratórias, sendo que o número aumenta para mais de 17.000 se forem acrescentados os óbitos por cancro da traqueia, brônquios e pulmão.

O documento mostra, assim, que o conjunto alargado das doenças respiratórias leva à morte de 48 pessoas por dia em Portugal, uma média de duas pessoas por hora, juntando os tumores da parte respiratória.

Se forem excluídos os cancros da traqueia, brônquios e pulmão, as doenças respiratórias matam, em média, 37 pessoas por dia em Portugal, com as pneumonias a representarem 44 por cento destas mortes.

«Este número é particularmente relevante, visto a pneumonia ser uma patologia potencialmente curável», assinala o documento.

As mortes por pneumonia afetam sobretudo os mais velhos, sendo que em 94,3 por cento os doentes tinham 65 ou mais anos e em 87 por cento tinham 75 ou mais anos.

Saiba mais no Portal Impala.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda