Alimentação

Dentinhos atrevidos: Amamentar quando os bebés já têm dentes

Redação
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A enfermeira Carmen Ferreira, no site Bebé Saudável, dá algumas dicas para a amamentação, quando os bebés já têm dentes.

Quando surgem os primeiros dentes, as gengivas do bebé ficam inflamadas e causam desconforto, levando a que o bebé mame de forma diferente e chegue a mordiscar o mamilo da mãe [AUCHT!] para sentir alívio.

Esta situação, claro que é desconfortável para a mãe, que só de pensar que vai ter que dar maminha sente o mesmo que a Buffy sentia quando caçava vampiros…

Quando um bebé mama ativamente, ele não morde, mas nas suas pausas pode acontecer (Jacobs et al, 2007).

Então vamos às dicas:

 

Isto é transitório!!! Ter consciência que é uma fase e que nem todos os bebés o fazem, não sendo um motivo para parar de amamentar. Vai passar!

Aplicar estratégias de alívio do desconforto para o bebé, vejam mais aqui;

Algumas mães têm a tendência de se afastar quando acontece, levando a que os bebés percebam que não é algo para continuar. Eles percebem muito melhor a nossa comunicação não-verbal!

Por vezes ao afastarmos repentinamente ainda nos magoamos mais , por isso devemos interromper a mamada colocando o dedo na boca do bebé e afastando com calma para que solte o mamilo.

Assim não fazemos um ‘chupão’ e não corremos risco de agravar a situação [às vezes somos apanhadas desprevenidas (eu sei!) e esta ‘calma’ não sai assim tão by the book…].

Se mesmo assim persistir:

 

Dar atenção ao bebé durante a mamada, através do contacto com o olhar, falar e tocada podem diminuir a probabilidade de mordiscar o mamilo;

Identificar o fim da mamada, como já referi autores descrevem que o morder e mamar ao mesmo tempo não é possível devido aos movimentos da língua do bebé. Por isso a maioria dos casos acontece no fim da mamada. Ao reconhecer o fim da mamada podemos diminuir o número de casos “vampirescos”, retirando o bebé da maminha.

Não pressionar o bebé a mamar quando não quer, experimente dar noutra altura a maminha quando o bebé apresentar sinais de fome e estiver calmo;

Manter o fluxo de leite durante a mamada, pois alguns bebés quando ficam frustrados por terem menos fluxo em circulação tendem a mordiscar. Pode colocar quente na maminha e ir massajando para aumentar o fluxo de saída. Até mesmo com a mão ir fazendo expressão manual ajuda bastante! Não é necessário introdução de leites artificiais;

Repare nos comportamentos do bebé durante a mamada que o levam a morder, sabendo a causa podemos prevenir episódios de futuro. Alguns bebés quando sentem que estão pressionados na mama, ou se a mãe está menos relaxada podem parar de mamar e mordiscar;

Manter o momento da mamada relaxado e positivo, uma vez que o estado de espírito da mãe tem uma influência no comportamento do bebé;

Dê graças a Deus quando não acontece! Agradecer e elogiar o bebé vai ser algo que nos vai manter positivas durante este processo, muitos beijinhos e abraços são sempre bem-vindos!

Oferecer um brinquedo ou roca fria para aliviar desconforto dos dentes, fazendo uma leve massagem na gengiva do bebé;

Manter o dedo pronto para entrar em acção e interromper a mamada se necessário;

Aplicar pomada para mamilos ou óleo de côco que é muito reparador!

Time out: Parar um pouco de amamentar no momento da ‘mordiscadela’, retirando assim a tentação da mãe saltar de novo e o processo de amamentação se tornar doloroso e stressante;

O bebé não sabe as consequências de morder a mama, precisa de ir entendo este processo com calma… Eles não mordem de propósito.

Os bebés amamentados estão habituados a associar a sua maminha à segurança e tranquilidade, assim como alívio das suas tensões e frustrações [a mama é muito mais do que um rodízio de nutrientes top], ajudando os bebés a aprenderem rapidamente que não há mais temporadas da saga Twilight.

 

Texto: Enfermeira Carmen Ferreira, autora do site Bebé Saudável

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda