Família

Casais sem sexo: Mais comum do que imagina e sexóloga explica porquê

Redação
publicado há 1 semana
0
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Estão juntos há sete anos. Namoraram três e há quatro decidiram casar. Têm: um filho de dois anos; uma carreira de sucesso; uma casa bonita e uma vida feliz. Só há um pormenor: «Não fazemos amor há oito meses. Se me perguntarem porquê, não sei dizer», diz Joana, de 39 anos, nome pelo qual preferiu ser tratada, devido à delicadeza da história. «Não tenho vontade e ele também não a mostra», continua, sob o olhar atento de Paulo, de 41, também ele com nome fictício.

Joana explica por que resolveu responder ao nosso contacto e expor o assunto. «Esta é das poucas vezes que falamos disto, ponderámos muito. Decidimos falar porque há mais casais como nós e não têm qualquer doença, nem têm de ter vergonha por isso. Habituámo-nos a viver assim. Não nos procuramos. A sociedade está virada para o sexo e parece que quem não o faz não é feliz, mas não é verdade, nós somos felizes assim», completa. Vânia Beliz, sexóloga, explica que o facto de um casal não ter uma frequência sexual não quer dizer, de todo, que algo de errado esteja a acontecer. Não é por não se ter sexo que o amor deixou de existir.

Por que é que um casal deixa de ter sexo?

A frequência sexual tem tendência para diminuir nas relações de maior duração. Ultrapassado o momento de namoro, paixão e descoberta, outras variáveis passam a fazer parte da vida do casal e, em algumas situações, a sexualidade deixa de ser vista como algo genital valorizando-se outras coisas.

Esta situação é mais comum do que se possa imaginar?

Há casais com baixa frequência sexual, mas isso é um problema quando na relação é constrangedor ou se alguém não está satisfeito. Muitos casais desvalorizam a quantidade privilegiando a qualidade e preferem apostar na intimidade (relações sexuais) quando estão mais disponíveis. A rotina, os filhos… são tudo fatores que alteram a nossa intimidade.

LEIA MAIS AQUI: Casais sem sexo: «Não fazemos amor há oito meses», assume Joana. Sexóloga explica porquê

Precisa de dicas?

Evite um divórcio e saiba como reativar o seu desejo sexual

8 conselhos para melhorar a atividade sexual e a sua autoestima

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda