Gravidez

Amniocentese: O que é e como é feito o procedimento?

Redação
publicado há 2 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A palavra amniocentese não é fácil de pronunciar e é também um assunto difícil de abordar para muitas mulheres. Mas não há razão para alarme ou para dúvidas.

O site ivi explica tudo sobre este tema e o site Crescer dá-lhe a conhecer as principais características deste teste, que nos tempos que correm ainda é tratado como “tabu”.

O que é a amniocentese?

A amniocentese é um exame pré-natal que se realiza aproximadamente após a 15ª semana de gravidez (entre a 15ª e a 18ª semana) depois do médico ter acesso aos resultados dos testes do 1.º Trimestre.

É um procedimento médico que consiste na colheita uma amostra do líquido amniótico, que fornece informação sobre a composição genética do bebé.

Através dessa amostra identificam-se problemas no desenvolvimento do bebé, como a Síndrome de Down e quase todas as outras anomalias cromossómicas.

Por que razão se faz este exame?

– Se tem 35 anos ou mais. Bebés nascidos de mulheres de 35 anos ou mais têm um risco de sofrer de malformações genéticas, como a Síndrome de Down;
– Quando um teste de rastreio pré-natal deu positivo. Se o resultado de um teste de rastreio, como a 1ª ecografia pré-natal ou o exame de translucência da nuca, são positivos ou preocupantes o médico poderá querer confirmar o diagnóstico para ter a certeza do que se passa com o bebé;
– Nos casos em que houve uma gravidez anterior com malformações à nascença. A gravidez atual pode ser considerada de alto risco;
– Nas famílias em que há história familiar com mal formações genéticas. Quando existe probabilidade de serem portadores de uma má condição genética conhecida.

Como é o procedimento da amniocentese?

O procedimento não demora mais de 30 minutos e a remoção do líquido não demora mais de 30 segundos.

É feita uma ecografia para saber onde está uma bolsa de líquido amniótico, cuja distância esteja segura do bebé e da placenta. Em seguida, o técnico ou o médico, guiado pela ecografia, introduz uma agulha fina, comprida e oca através da parede abdominal e uterina, e extraí o liquido amniótico.

O incómodo sentido durante o exame é variável de mulher para mulher. A sensação de dor muscular, de picada ou pressão são alguns dos sintomas mais descritos pelas mulheres que fazem o exame.

Apesar de ser um exame comum, existe um risco ainda que reduzido (de 1 em 200 e 1 em 400) de aborto espontâneo.

Cuidados a ter após a realização da amniocentese

Após a realização da amniocentese, a grávida deve permanecer em repouso durante aproximadamente dois dias, sendo que nesse período deve evitar todos e quaisquer esforços, com vista a que haja uma normal recuperação do útero e para evitar complicações acima descritas.

Nota: Aconselhamos a tirar todas as dúvidas com o seu médico

 

Fonte: Site ivi e Pumpkin

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda