Gravidez

Cláudia Vieira e o último trimestre de gravidez: Bebé já abre os olhos e reconhece a voz do pai

Filipa Rosa
publicado há 4 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A atriz Cláudia Vieira já está no terceiro trimestre de gravidez. É nesta última fase que a bebé ocupa cada vez mais a sua barriga e não se consegue mexer demasiado devido à falta de espaço.

A partir de agora, a pequena Caetana está a crescer a passos largos. Já abre os olhos, mas as retinas ainda estão inativas. E já tem as pestanas compridas! Em poucas semanas, a visão irá amadurecer o suficiente até ele conseguir apreciar as mudanças de luz através da sua barriga. E quando nascer, embora ainda não tenha uma visão perfeita, poderá ver o suficiente para distinguir o seu rosto e ver os objetos situados a 50 centímetros.

LEIA TAMBÉM: 9 coisas que acontecem no corpo da mulher durante a gravidez

No site oficial da Nestlé pode encontrar inúmeros artigos que ajudam a perceber cada fase da gravidez, mês a mês. A gravidez da Cláudia está na fase mais difícil para muitas mulheres. É a partir dos sete meses que surge o inchaço nas mãos e nos pés. A retenção de líquidos pode ser muito incómoda. No entanto, o inchaço poderá desaparecer durante a noite.

Soluços do bebé

É nesta altura também que se intensificam os soluços do bebé. Tal pode ocorrer se ele tiver engolido um grande bocado de líquido amniótico. Além de senti-lo, pode mesmo ouvi-lo. Não há razões para preocupação, pois é assim que o bebé pratica os seus movimentos respiratórios.

LEIA AINDA: «Arranjem espaço para o bebé»: O vídeo incrível que mostra o que acontece ao corpo da mulher na gravidez

Na 30.ª semana da gravidez, os órgãos sexuais terminam de se formar. Além disso, o bebé já vê muito bem e responde aos estímulos sonoros. Ouve especialmente bem as frequências baixas de determinada música e a voz do pai, que podem desencadear movimentos e aumentar o ritmo cardíaco, visíveis numa ecografia.

Neste último trimestre, Caetana continua a crescer sem parar. E quando a atriz chegar às 31 semanas, a sua menina já vai pesar metade do que pesará ao nascer e tem ainda de crescer mais alguns centímetros. Nesta altura vai também começar a colocar-se na posição que terá durante o parto: em 95 por cento das vezes, o bebé nasce virado para baixo, com a cabeça a sair em primeiro lugar.

Saiba mais em Nestlé Bebé – Gravidez Semana a Semana.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda