Saúde

10 dicas para acalmar o bebé nos dias de vacinas

Redação
publicado há 5 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O pesadelo das mães, seja de primeira viagem ou não, é o dia de levar os filhos para levarem as vacinas. Não porque não devem, mas porque eles são tão pequenos que achamos que não os estamos a proteger. Mas não se deve pensar assim, antes pelo contrário, estamos a proteger os nossos filhos e até pode dizer-se: estamos a protegê-los grandemente.

As vacinas são mesmo para prevenir que as doenças mais graves tomem proporções gigantes e que se torne complicado combatê-la. Essas mesmas doenças que há anos atrás matavam milhares de crianças estão agora disponíveis para podermos proteger os nosso tesouros, assim, doutora Carla dos Santos fundadora e editora do blogue “Somos Tantos”, aponta algumas dicas para por em prática na próxima vacina.

LEIA TAMBÉM: A importância das vacinas: Mais vale prevenir que remediar!

Confira as dicas da doutora Carla dos Santos:

1– Nunca diga ao seu filho “se não te portares bem, o sr. dr. dá-te uma pica” – independentemente da idade ele absorve tudo o que lhe dizemos, pode achar que na hora é uma boa maneira de ele parar de fazer as asneiras, mas garanto que o mal fica lá e o medo começa a instalar-se com mais intensidade ao fim de umas quantas vezes.

2– Ao contrário da primeira, se lhe disser “eu sei que dói, mas prometo que vai passar, eu estou aqui para te apoiar, podes chorar tudo” – acredite, ele ao sentir que o apoia na dor, torna-se mais fácil de aguentar, e nada que no fim de muitos mimos e beijinhos seus ele não consiga acalmar.

3– Nunca lhe diga para não chorar porque “já és um homenzinho” ou “já és uma mulherzinha”. Se até nós adultos temos vontade de chorar quando nos magoamos a sério, porque não pode ele chorar se lhes está a doer? Deixe-o chorar e apoie, deixe chorar tudo, assim ele acalma e mais rápido volta ao normal.

4– Mantenha a calma – eu sei que é difícil ver o filho a sofrer, mas mentalize-se você também que é para o bem deles. Pense assim“se ele não levar esta vacina e apanhar a doença quantas picas a mais vai ele levar? Quantos tratamentos vai ter de fazer? Quantas mazelas vão ficar para a vida? Ou mesmo, será que se não levar esta vacina a doença não lhe poderá tirar a vida ”Parecem perguntas um pouco brutas, mas se vir algumas vacinas que se dão aos nossos filhos são mesmo para evitar a morte. Por isso no momento da vacina do bebé mentalize-se primeiro porque assim vai transmitir calma e conseguir dar o apoio que ele precisa.

5– Fale-lhe ao ouvido durante o momento de ser picado. Esta pode ser complicada de fazer, mas se vir muitas vezes os bebés choram porque estão presos, não porque estão a ser “picados”. Por isso se utilizou a terceira dica, vai conseguir estar calma no momento e ajudá-lo a acalmar-se também.

6– Ligue sempre no dia antes à enfermeira que acompanha o seu filho para perguntar se a dose de vacinas que ele vai levar é indicado colocar um supositório no bebé. Normalmente elas indicam a dosagem que deve tomar, e meia hora antes “prepara-se” o corpo do bebé para uma dor menos acentuada, visto que já tem o analgésico a fazer efeito no organismo. Meia hora antes porque o supositório começa a atuar em 10 minutos assim que é colocado, chama-se a isso absorção do medicamento pelo organismo. Se for em xarope deve aumentar o tempo prévio de toma, pois por via oral a absorção do medicamento demora mais tempo, pode ir até uma hora. Mas como referi, confirme sempre com a enfermeira que segue o bebé, porque ela também lhe irá confirmar a dose que deve ser administrada, nunca dê medicação ao seu filho sem ter indicação médica!

7– Leve roupas fáceis de vestir, o bebé vai estar nervoso por ter sido agarrado e pela “pica”, pelo que deverá utilizar algo fácil de vestir para o poder mimar no momento que prometeu que o mimaria (segunda dica). Se prometeu que iria estar lá com ele, não pode perder tempo a apoiar a sua dor, mas não se esqueça que o deve deixar chorar tudo sem o interromper (terceira dica), apenas limpe as lágrimas e diga-lhe ao ouvido que “já vai passar, prometo”, nunca diga “já passou” porque se ainda doí, ele não a vai ouvir, vai ver que não está a ser compreendido e tudo o que fez até agora vai cair por terra.

8– Quando chegar a casa coloque gelo. A cada 5 minutos intervale com outros 5. Não se esqueça de colocar um pano entre o gelo e a pele do bebé, senão pode queimar pois a pele está bastante sensível nesse local. Repita várias vezes durante umas 3 horas ou mais se vir que ainda existe incómodo por parte do bebé.

9– Esta é básica – cuidado para não tocar na região sensível durante uns dias. Acho que esta nem precisa de muitas explicações.

10– Se o medicou antes da vacina provavelmente ele só terá a reação no dia seguinte, o ideal é não medicar logo que ele iniciar a febre. Se costuma medir a temperatura do seu filho quando ele está normal deverá saber qual o valor em que ele inicia a febre (se não faz isso, aconselho a fazer, porque nem todos iniciam a febre aos 39º, os meus filhos, por exemplo com 38º já estão a delirar), assim deixe subir apenas 2º na temperatura corporal só depois, sim medique o bebé. Isto porque a febre é sinal de que o nosso organismo está a funcionar bem, ele está a combater os vírus que foram introduzidos no organismo no dia anterior. Se baixarmos a temperatura o nosso corpo perde a capacidade de resposta aos microrganismos, logo não produzimos os anticorpos necessários para uma futura exposição ao vírus.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda