Histórias Online

«Tenho vergonha de dizer às pessoas que não consigo engravidar»

Histórias Online
publicado há 5 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Nunca pensei passar por isto na vida. Sempre sonhei em ser mãe, mas há cinco anos que ando a tentar e nada… quando me perguntam por um bebé digo que ainda não chegou a hora certa. Mas estou a mentir.

Era o que eu mais queria na vida. Eu e o meu marido sofremos a cada mês que passa, a cada menstruação que aparece… Nem com os tratamentos conseguimos. É muito triste. É como se não me sentisse realizada. É como se estivesse nesta vida sem o principal objetivo: construir família.

A pressão que a sociedade faz aos casais para que estes tenham filhos é absolutamente atroz. Mal me casei começaram as perguntas: «E agora? Quando vem o bebé? Já estás a tentar engravidar? Não percas tempo, é o melhor do mundo! Não sejas mãe tarde…» Ninguém tem noção o quão doloroso é ouvir estas coisas enquanto se está numa luta constante para engravidar.

Nunca conheci ninguém, pelo menos anteriormente, que assumisse que não conseguia ter filhos. Parece que a vergonha toma conta de nós. O assunto torna-se demasiado pessoal e guardamos aquele segredo como nunca o tínhamos feito com outra coisa qualquer. Inventamos desculpas, dizemos que queremos aproveitar a vida para viajar, passear, que não pensamos já em crianças, não estamos preparados… Tudo tretas! Por dentro estamos de rastos.

Mas a esperança é a última a morrer… Tenho fé.

Texto: R. T.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda