Saúde

Saiba como ajudar o seu filho a controlar a ansiedade na altura dos exames escolares

Redação
publicado há 2 semanas
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O que é que podemos fazer quando temos ansiedade face aos testes?

Se estás a ler isto (sim, este artigo é para os filhos lerem!) e estás a pensar «Isto acontece-me!», podes começar a seguir alguns passos para diminuir a tua ansiedade. Aqui ficam alguns:

  • Pedir ajuda. Falar com a nossa Mãe, o nosso Pai, um familiar, um Professor ou o Psicólogo da escola. Só falar com alguém já nos pode fazer sentir melhor. Descrever o que nos acontece e como nos sentimos quando temos de fazer um teste também pode ajudar as pessoas com quem falarmos a sugerirem-nos soluções e formas de ultrapassar a ansiedade.
  • Esperar o melhor. Se nos preparámos então temos de pensar coisas boas e esperar o melhor – «estudei e estou preparado para fazer o meu melhor, vai correr bem». Em vez de pensar que pode correr mal também podemos pensar que pode correr melhor, por exemplo «E se me lembrar de mais coisas do que acho que me vou lembrar?» ou «E se estiver mais calmo e concentrado do que acho que vou estar?».
  • Bloquear pensamentos negativos. Tentar não pensar em coisas que nos podem fazer sentir ainda mais ansiosos, por exemplo «Não sou bom nos testes», «Os testes nunca me correm bem» ou «Vai-me dar uma branca e vou ter negativa». Em alternativa, podemos dizer para nós próprios «vai correr bem» ou pensar noutras coisas agradáveis.
  • Aceitar que erramos. Toda a gente erra e falha. Se nos preparámos para o teste e demos o nosso melhor, é isso que interessa. Não correr bem acontece a toda a gente e correrá melhor da próxima vez.
  • Dormir, comer e brincar. Sobretudo antes de um teste devemos garantir que nos distraímos e brincámos, que dormimos e comemos bem. Podemos também fazer actividades de que gostemos antes de ir fazer um teste, para nos distrairmos e nos sentirmos bem e descansarmos melhor.
  • Respirar fundo. Quando o teste estiver a ser distribuído, respirar fundo várias vezes (e tentarmos ficar concentrados apenas na nossa respiração, sem pensar em mais nada) pode ajudar-nos a ficar mais calmos.

O que é a ansiedade face aos testes? E porque razão surge a ansiedade? Saiba mais no site oficial do projeto Escola Saudavelmente.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top