Saúde

Papel higiénico: Infeções urinárias e outros riscos para a saúde

Redação
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Os especialistas avisam: usar papel higiénico não é o suficiente para estarmos bem limpos depois de ir à casa de banho e pode causar problemas de saúde. Fissuras anaishemorróidas e infeções urinárias são alguns dos problemas de saúde incómodos que pode vir a ter se estiver a contar com apenas o papel higiénico para um trabalho de limpeza bem feito.

Porém, há mais! E principalmente para as mulheres. Quantas vezes já sentiu a vagina inchada e dorida? Além de uma doença ou da prática intensiva de sexo, o papel higiénico pode ser a causa do problema.

«O papel higiénico pode irritar a vulva e a vagina, especialmente se tiver pele sensível», confirma o médico ginecologista Pari Ghodsi, citado pelo site Glamour.

É verdade que pode estar a fazer tudo certo e a limpar-se correctamente, mas não custa certificar-se! Conhece todos os problemas causados por uma limpeza inadequada nas idas à casa de banho?

Pequenos cortes

Limpar muito ou com um papel higiénico duro pode criar pequenos cortes na vulva. «O tecido nessa área é muito delicado, então devemos ter a certeza de que não estamos a limpar com papel muito áspero», diz Jessica Shepherd, professora assistente de obstetrícia clínica em Chicago, nos Estados Unidos da América, ao mesmo site. Esses micro cortes podem causar irritação, inchaço e até mesmo uma infecção, se não forem tratados adequadamente, assegura Michael Ingber, urologista. É por isso que os especialistas recomendam que, sempre que possível, lave com água corrente em vez de simplesmente limpar com papel.

Infeções Urinárias

A fisionomia feminina não ajuda neste ponto: a uretra feminina (o local onde sai xixi) é curta e as bactérias não precisam de percorrer um caminho longo para entrar na bexiga. Quando se limpa de trás para a frente pode estar a empurrar partículas fecais, que podem contribuir para uma Infeção do Trato Urinário, para a frente e para dentro da sua uretra, onde podem viajar até a bexiga e causar uma infeção. É por isso que os médicos recomendam: limpe da frente para trás de forma a manter as bactérias mais longe do local onde podem causar problemas.

Inchaço

Muitos papéis higiénicos têm fragrâncias, corantes e outros produtos químicos que podem irritar a pele e fazer com que inche, diz o urologista ao mesmo site. O médico explica ainda que se o papel higiénico é branco pode conter vestígios de lixívia, o que pode incomodar a vagina. A limpeza excessiva também pode ser prejudicial diz o ginecologista Ghodsi. Se notar um inchaço vaginal, uma das opções opção é tentar usar um papel higiénico mais macio.

Infeções fúngicas

Outra razão para evitar papel higiénico perfumado: os produtos químicos também podem atrapalhar o pH normal da vagina e levar a uma infeção por fungos, diz a médica Jessica Shepherd. Se considera que o papel higiénico pode ser a causa de infeções repetidas, mude para um que seja hipoalergénico, recomenda o ginecologista.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda