Bebés/Crianças

Dar açúcar a uma criança é o mesmo que dar álcool! Ataca o fígado e o cérebro

Redação
publicado há 3 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Era capaz de dar um copo de bebida alcoólica ao seu filho pequeno? Provavelmente não. Nenhum pai ou mãe seria capaz de o fazer. Mas quanto aos doces já não é bem assim.

Se costuma dar doces e alimentos com açúcar ao seu filho, fique a saber que está a prejudicar a saúde dele.

Segundo revelou um estudo no Reino Unido, a Pesquisa Nacional de Dieta e Nutrição, o açúcar consumido pelos mais pequenos pode fazer tão mal ao fígado e ao cérebro como o álcool.

Isto, porque o fígado metaboliza a frutose, uma das moléculas do açúcar, tal como o álcool, sobrecarregando o órgão que tem, entre outras funções, o trabalho de eliminar as toxinas do organismo.

LEIA TAMBÉM: Gordura ou açúcar: Qual o pior vilão?

Há cada vez mais crianças com problemas de diabetes e doenças hepáticas. Um estudo feito em Itália avaliou 271 participantes, com idade média de 12 anos, e que tinham dietas açucaradas. A pesquisa descobriu que 37,6 por cento deles tinham Esteatohepatite não-alcoólica (NASH), doença que pode causar danos irreversíveis, levando à fibrose e à cirrose.

Os alimentos industrializados estão entre os principais vilões do excesso de açúcar. É habitual que a indústria encha os produtos com açúcar, principalmente nos itens destinados ao público infantil. Além disso, é fácil disfarçar o açúcar nos rótulos. Existem pelo menos 56 nomes diferentes para o substituir.

Produtos como iogurte, cereais e bolachas podem conter uma quantidade tão grande de açúcar que extrapolam as necessidades diárias da criança apenas em uma refeição. A frutose, mencionada nos estudos, também existe nas frutas, mas não é nociva, pois vem acompanhada de vitaminas e minerais essenciais ao organismo e são metabolizadas de modo diferente.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda