Educação

Como explicar às crianças o que são as eleições?

Andreia Costinha de Miranda
publicado há 4 semanas
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

As eleições parlamentares europeias de 2019 realizar-se-ão em Portugal no dia 26 de maio e terão como fim a escolha dos 21 deputados portugueses com assento no Parlamento Europeu.

Durante semanas, as campanhas eleitorais dos candidatos andam pelas ruas, assim como na comunicação social, o que faz com que muitas crianças tenham curiosidade em relação a este fenómeno das eleições.

Desta forma, o site Crescer dá algumas dicas aos pais em relação a este tema.

O que é a política?

Antes de mais devemos começar, claro está, pelo início. Afinal de contas, o que é a política onde estão inseridas as eleições? A política é a ciência que é governada por uma Nação ou Estado. É, acima de tudo, onde se tomam as decisões de um país.

O que são eleições?

É importante explicar aos mais pequenos que as eleições são um ato democrático, um direito dos cidadãos, para que possam, de livre vontade, escolher um candidato, entre vários, para ocupar um determinado lugar na área política.

O que vão fazer os vencedores?

Isto depende muito do cargo a que se candidatam.

Nesta altura, os portugueses vão votar para as eleições parlamentares europeias de 2019, no dia 26 de maio e terão como fim a escolha dos 21 deputados portugueses com assento no Parlamento Europeu, com sede em Bruxelas, na Bélgica.

Então a política está presente em todo o lado?

Sim. É importante que as crianças cresçam com o sentido da importância da política, pois é uma área que está presente em quase tudo. As contas da luz, a segurança nas ruas, as escolas, os salários dos funcionários públicos…

Tudo envolve questões políticas, daí termos de mostrar que esta área é muito importante para as decisões de um país.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda