Educação

Colégio Académico: Aqui não há manuais e os alunos plantam legumes durante as aulas

Redação
publicado há 4 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Os manuais escolares são substituídos por iPads, os testes são adaptados consoante o nível de dificuldade de cada aluno e a componente emocional também faz parte do horário curricular, com aulas de educação emocional.

O Colégio Académico leciona desde 1926 e segue diretrizes opostas ao ensino tradicional. Aqui, os estudantes – do quinto ao nono ano – não sabem o que é estar sentado à secretária a ouvir o professor a debitar matéria. Em vez disso, formam grupos e fazem projetos. No final, apresentam-no à turma e retiram conclusões. A componente emocional também faz parte do horário curricular, com aulas de educação emocional. Os manuais escolares são substituídos por iPads e os testes são adaptados consoante o nível de dificuldade de cada aluno.

Situado na Avenida da República, em Lisboa, o estilo clássico da fachada não dá para perceber que se trata de uma escola, mas a bandeira a dizer «Colégio Académico» denuncia-o. À entrada está uma secretária e um vão de escadas. No primeiro piso, encontra-se o gabinete do diretor, Duarte Paiva, e um corredor pintado com cores garridas. Pelo caminho vêem-se casacos e mochilas penduradas. E alguns skates no chão.

LEIA TAMBÉM: “Eu cuido”: O projeto que pretende abordar nas escolas a importância dos animais de companhia

Duarte Paiva recebe-nos no gabinete e, enquanto se apresenta, ouve-se um barulho vindo do canto da sala. É a cadela do diretor que o acompanha todos os dias para o colégio e faz as delícias dos alunos, que a vêm cumprimentar ao longo do dia. Duarte Paiva conta a história da instituição, enquanto faz uma visita guiada. O Colégio Académico foi criado pelo seu bisavô e foi passando de geração em geração. Em 2011, assumiu o cargo de diretor e desde então que tem implementado mudanças «para que os alunos gostem de vir para a escola, não para estar com os amigos, mas pelo gosto em aprender».

Em termos práticos, o primeiro grande passo foi há seis anos com a introdução dos iPads. «Todos os alunos têm um – comprado pelos pais – e permite-nos desenvolver aprendizagens ativas. Os manuais têm cada vez menos uso. Os professores trabalham os seus próprios temas e decidem o que querem leccionar.»

Continue a ler aqui.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda