Gravidez

Gravidez: «Há sempre pessoas que têm uma história horrorosa para contar»

Filipa Rosa
publicado há 5 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A gravidez é, para muitas mulheres, uma das mais belas fases da vida. E Dânia Neto confirma-o. Grávida de 38 semanas e alguns dias, Dânia Neto, de 35 anos, mostra-se tranquila e cheia de expectativas para conhecer o pequeno Salvador, fruto da relação com o médico Luís Matos Cunha. «Não estou assim muito ansiosa, mas estou ansiosa, claro. Mas podia ser já amanhã, já pesa um bocadinho, é normal», começa por dizer-nos a atriz da novela da SIC, Alma e Coração.

Questionada sobre o melhor e o pior da gravidez, Dânia é pragmática: «Não tive piores… O pior para mim são aquelas pessoas que têm de ficar em casa, que não se podem mexer, estão de cama, não podem trabalhar… Eu não me posso queixar, trabalhei até aos oito meses de gestação, fiz a minha vida sempre normalmente, sou uma grávida super ativa, estive nas compras de Natal até hoje, por isso até sou um bocadinho chata nesse sentido, porque não consigo dormir sestas, depois sinto-me cansada por causa disso.»

Ainda assim, reconhece que está na pior fase da gravidez. «De facto, chegar ao final da gestação é sempre a parte mais difícil, porque o bebé já está muito pesado, já chegou a altura de ele sair… Mas eu não considero isso o pior. Sinto-me completamente abençoada pela gravidez, acho que tem sido tudo bom!», afirma.

Com tudo pronto para arrancar para a maternidade, a atriz revela que engordou apenas 13 quilos e explica porquê. «Não fiz muito ginásio, o tempo era reduzido, toda a minha energia era canalizada para decorar textos, mas como tinha uma vida saudável antes, estava bem preparada fisicamente, por isso o meu corpo respondeu super bem», refere.

Quanto à falta de memória que afeta muitas grávidas… «Graças a Deus consegui decorar sempre os textos, mas a memória no dia-a-dia foi afetada muito mesmo!»

Esta é, sem dúvida, uma fase feliz na sua vida e Dânia não o esconde. «O processo de gravidez é algo muito especial na vida de uma mulher, não tinha a perceção do que era estar num estado de graça, mas agora percebo. Nós entramos numa outra dimensão, que um homem nunca saberá o que é gerar uma criança.»

Há uma outra Dânia que encara a vida de uma outra maneira? «Claro. Relativizo imenso, tento não me chatear com coisas supérfluas, direcionei muito a minha atenção para o meu bebé e para aquilo que me espera. A gravidez deu-me uma perspetiva completamente diferente, uma outra sensibilidade. Sinto que sou mãe a partir do momento em que soube que estava grávida.»

Cabe a cada mãe e pai educar os filhos à sua maneira. Mas os palpites e as histórias reais que aterrorizam as mães é um mal que também Dânia Neto passa. «Consigo filtrar tudo! Sou muito seletiva, eu faço aquilo que eu acho. É um dos grandes males que as grávidas passam, nunca percebi porquê… Há sempre pessoas que têm uma história horrorosa para contar. Eu agradeço imenso, mas nunca vou perceber a necessidade», diz.

Apesar do parto poder acontecer a qualquer momento, a atriz mostra-se tranquila e revela que não vai estar sozinha. «O pai vai assistir ao parto e, como é médico, vai estar super à vontade de certeza. Acho que eu estarei mais incomodada com esse aparato, do que propriamente o pai que está habituado a lidar com blocos operatórios», revela aquela que está ansiosa para o parto. «É sempre algo que nos deixa expectantes, porque não sei para o que vou, mas não vou pensar nisso.»

O Natal mais especial de sempre

Este Natal será o primeiro do Salvador e Dânia Neto irradia felicidade ao falar da Consoada. «O Natal e Ano Novo vão ser em casa. Vai ser o Natal mais excitante da minha vida, com a minha família, não com aquela que Deus me deu, mas com aquela que eu escolhi e construí. Acho que vai ser o Natal mais bonito da minha vida», afirma a atriz, confessando que as compras para o filho já foram todas feitas. «Não lhe vai faltar nada, mas o mais importante é o amor».

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda