Gravidez

Ter o Rei na Barriga

Redação
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A gravidez representa uma fase de profundas alterações, tanto biológicas como psicológicas. É hoje inequívoca a transmissão de representações psíquicas, concomitante à transmissão biológica. Neste sentido, é um momento de atualizações fundamentais entre expectativas, ansiedades, fantasias e angústias múltiplas.

A vida imaginária e fantasmática dos pais, nesta fase, representa uma base essencial das relações ulteriores que se vão desenvolver com o bebé. A gravidez encerra, algumas vezes, o desejo e a oportunidade de identificação, de imortalidade e de reconciliação procurando reparar cicatrizes anteriores de um passado demasiado presente ou por sua vez, criando futuro num presente sonhado que se prevê integrado num projeto a dois, agora multiplicado. Para os pais e para os familiares mais próximos, o feto ultrapassa uma conceção anatómica. Para eles, o feto vive, existe, é sonhado. O feto existe no plano emocional como pessoa, como filho, ligado ao projeto parental e aos laços estabelecidos pelo simples pensamento que se tem dele.

Atualmente, o que se sabe é que o feto é um ser humano em formação, que reage a estímulos, chupa o dedo, dorme e acorda, tem movimentos respiratórios, movimenta-se à procura de posições que lhe sejam mais confortáveis, boceja e soluça, sorri, chora e (até) sonha. Estas competências permitem uma ligação pré-natal sem prazo de validade, permitindo a construção de um vínculo emocional seguro que atribui existência ao bebé, mesmo antes de nascer. Toda esta representação mental acompanhada dos correspondentes comportamentos antecipatórios (escolher o nome, sonhar o sexo, atribuir características, preparar o quartinho) realizam a expectativa de uma relação dinâmica que se desenvolve a cada pontapé ou a cada ecografia favorecendo aos poucos a construção da imagem de um bebé real sobre a de um imaginário, enquadrando todas as normais ilusões e desilusões inerentes à expectativa de ter um filho.

 

Texto: Leandra Cordeiro
Docente na Escola Superior de Educação de Viseu
Psicóloga Clínica: exerce Clínica Privada no Centro Pediátrico e Juvenil de Coimbra e na CLIVIDA, Viseu
Colaboradora do Instituto Superior Miguel Torga (membro do Núcleo João dos Santos)
E-mail: [email protected]

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda