Bebés/Crianças

Piebaldismo: Bebé nasce com condição rara da mãe e torna-se famosa no mundo inteiro

Filipa Rosa
publicado há 6 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Com uma madeixa branca no cabelo, Mayah nasceu com piebaldismo, uma desordem na produção da melanina, o pigmento que dá cor à pele. A sua primeira sessão fotográfica tornou-se viral.

Nascida em Belo Horizonte, a pequena Mayah Aziz Oliveira fez um enorme sucesso com um mês de vida. A bebé nasceu com uma condição genética e hereditária rara, que deixa uma madeixa branca de cabelo no meio do cabelo escuro, tal como a sua mãe.

«Quando ela nasceu, o cirurgião disse: ‘Olha, ela está com luzes no cabelo’. E aí percebemos que ela tinha vindo de manchinha branca, porque tem aquele tecido verde, que tapa a nossa visão. Foi um alvoroço na sala de parto e todo mundo quis ver. Um reboliço!», relatou a mãe da bebé em entrevista ao G1.

Sobre a gravidez, Talyta Youssef, de 40 anos, confessa que não foi muito tranquila. «Fiquei 24 semanas em repouso e internada. Não conseguia trabalhar, comer, estudar. Não consegui viver a minha gravidez em toda a sua plenitude», referiu.

«Na maternidade, as pessoas começaram logo a tirar fotos dela e a visitar. Eu fiquei quatro dias internada e aí as enfermeiras, o pessoal da limpeza, a equipe do Sofia [Feldman] começaram a ir visitar e a tirar foto. Tornaram-se virais!», disse na entrevista.

Talyta recordou os complexos que tinha quando era miúda, devido ao piebaldismo. «Eu escondia a madeixa com base, com corretor. Eu arrancava os meus cabelos para não ter o cabelo branco na parte da frente», contou aquela que chegou a sofrer de bullying. Só aos 25 anos é que aceitou a sua condição. «Eu era única. E aí comecei a usar isso a meu favor, comecei a virar o jogo para mim.»

O piebaldismo acompanha a família há algumas gerações. A madeixa branca já era uma característica do avô, de uma tia e da mãe da Talyta.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda