Inês Ferreira Cruz explica como, em modo férias, sem rotinas, sem horários, sem preocupações, mas com imensos momentos em família, tudo se pode tornar divertido. Jogue ao “Quem é Quem”, mas com a matemática como principal aliada.
O jogo “Quem é Quem?” é conhecido de muitas famílias por ser divertido e permitir bons momentos em família, entre grandes e pequenos!
Constituído por duas bases, cada uma com as mesmas imagens de rostos, há diferentes bonecos, por exemplo, com personagens da Disney,…) e um grupo de cartões extra com as mesmas imagens de rostos, do qual cada jogador deve retirar um cartão sem mostrar ao amigo.
O jogo consiste em tentar adivinhar, colocando questões baseadas nas características físicas de cada rosto, o cartão do adversário.
A ideia é lançar uma pergunta alternadamente que permita ir selecionando as possibilidades… Por exemplo: «Tem cabelo loiro?»
Se o amigo diz que não então podemos deitar para baixo todos os rostos que tivessem cabelo loiro.
«Tem bigode?» Se o amigo diz que sim então deitamos todos os rostos que não têm bigode. Vence o primeiro a descobrir o rosto do cartão do amigo.
A sugestão de hoje é adaptar este jogo à matemática, trabalhando através dele noções como:
– par ou ímpar;
– maior do que;
– maior ou igual a;
– menor do que;
– menor ou igual do que;
– números primos;
– divisor;
– múltiplo
…
Podemos trabalhar todas estas noções ou só algumas de acordo com a faixa etária das crianças.
Em cada janela em que temos um rosto vamos substituir por um dos cartões numerados.
Criei cartões com os números:
2 9 24 39 100 88 5 7 90 18 6 52 10 15 20 1 17 35 21 6 3 11 25 13
Seguindo as mesmas regras o amigo pode perguntar, por exemplo:
«O número é divisível por 3?»
Se a resposta for afirmativa então deitamos todos os números que não tenham esta propriedade.
Se o nosso filho ainda anda no primeiro ciclo podemos só trabalhar noções como os números pares e os ímpares e as noções de maior do que, maior ou igual do que, menor do que e menor ou igual do que, e/ou trabalhar as tabuadas.
Por exemplo, perguntar:
«O número pode ser encontrado na tabuada do 5?»
Se a resposta é sim, resta-nos deixar para cima os cartões com os números que pertencem à tabuada do 5, ou seja, 5,10, 15, 20, 25, 30, 35, 40…
Se estas noções já estão mais esquecidas na sua memória, envie-me um email que faço chegar-lhe todas as dicas necessárias para recordar estas noções de forma lúdica.
Se isto vai fazer falta na sala de aula de matemática?
Vai! Nem imagina quanto!
Texto: Inês Cruz, professora de matemática e autora blogue Inês Ferreira Cruz