Bebés/Crianças

ALERTA! Cadeirinhas de bebé estão contaminadas com químicos tóxicos

Redação
publicado há 3 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, revela que a presença de químicos tóxicos nas cadeirinhas de bebé podem provocar graves problemas de saúde para os mais pequenos.

«Novos substitutos de retardadores de chama tóxicos, comummente classificados como sendo alternativas seguras, estão presentes em produtos destinados para crianças e que não são testados devidamente, o que, por sua vez, pode implicar diversos riscos para a saúde», referiu a professora e médica Marta Venier, responsável pela pesquisa.

Foram analisadas 18 cadeirinhas de bebés de marcas diferentes, fabricadas entre janeiro de 2017 e fevereiro de 2018.

A análise revelou que ésteres de fosfonato cíclicos foram encontrados na maioria das cadeiras, registando-se níveis muito mais elevados comparativamente aos tradicionais retardadores de chama tóxicos.

Foi ainda descoberto outro tipo de químico, denominado de etano decabromodifenílico em quatro amostras, apesar do facto dessa substância ser conhecida por provocar disrupções hormonais e problemas na tiróide.

As crianças podem absorver estes químicos respirando-os através dos tecidos e espumas presentes nos assentos dos carros.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda