Família

4 dicas para evitar arruinar as finanças no Natal

Redação
publicado há 5 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Conheça o Guia Prático da Educação Financeira com algumas dicas de Adelaide Miranda para que este Natal não seja um desastre a nível financeiro.

 

Já se sente o cheiro a Natal. O final do ano avizinha-se e a azáfama das compras natalícias começou! Abrem-se os cordões à bolsa e é ver sair em grande velocidade as notas, moedas, cartões de débito e crédito.

Compramos mais e mais presentes até completarmos a lista e a doença de viver acima das possibilidades é esquecida nesta altura desculpando-se os excessos, porque é Natal.

Mas estes excessos pagam-se (caro) durante o resto do ano. Cartões de crédito esticados ao máximo que, mais cedo ou mais tarde, terão de ser pagos…

É importante, essencial e obrigatório viver dentro das nossas possibilidades, seja em que época do ano for!

A desculpa de que é Natal é isso mesmo: uma desculpa. Até porque o Natal acontece todos os anos e, por isso, o melhor é mesmo anteciparmo-nos a um possível desastre financeiro.

É importante, essencial e obrigatório Planear.

Este planeamento, de acordo com as nossas possibilidades e criatividade, evita o stress e as desilusões. Podemos oferecer presentes sem gastar muito, principalmente quando não o temos para gastar. Porque os melhores presentes são aqueles dados com amor e amor todos temos para dar e não custa nada!

Se for para gastar, que seja planeado, orçamentado, sem acumular preocupações para mais tarde. É importante, essencial e obrigatório celebrar o Natal de uma forma consciente.

1 – Separar todos os meses

O orçamento familiar deve contabilizar o Natal desde o início do ano, deve-se orçamentar as despesas da família e colocar de lado umas poupanças já a contar com esta época. Ou seja, pagar primeiro tudo o que é essencial e colocar de lado o que sobra para o Natal.

2 – Estipular um orçamento

Orçamentar é importante, mas mais importante é cumprir com o orçamento. Não gastar mais do que foi colocado de lado é fundamental para não ficarmos em esforço. E quando se planeia e temos a noção de quanto temos para gastar, racionalizamos as compras e aproveitamos as oportunidades como os saldos, promoções, etc.

3 – Planear as compras com antecedência

Existem várias formas de se poupar para o Natal com a devida antecedência. Já repararam que, depois do Natal e do ano Novo, os preços dos brinquedos reduzem drasticamente? Comprar brinquedos após a época Natalícia é uma excelente forma de poupar. Colocam-se os presentes no saco do Pai Natal, bem escondidos na arrecadação, e depois é só fazê-los descer pela chaminé no dia 24 de dezembro.

4 – Presentes personalizados

A criatividade também é uma excelente forma de poupar. Existe a ideia de que, quanto mais caro o presente, mais agradecido e satisfeito ficará o presenteado. Contudo, presentes personalizados são, na maioria das vezes, mais valorizados. Aquele quadro com fotos de momentos passados em conjunto durante o ano, aquela pulseira com pequenos ornamentos que têm um significado especial, aquele desenho feito pelas crianças, estes são presentes sem preço que, na grande maioria, requerem pouco ou nenhum investimento.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda